Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta terça-feira (22), a visita dos representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O objetivo da visita foi conhecer os processos, fluxos e estratégias adotados pela Prefeitura de Uberlândia para qualificar o cuidado em saúde ofertado à população e que motivaram a escolha da cidade como referência no serviço para outros municípios.
A equipe é composta pela diretora da 1ª Diretoria da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde do TCU, Simone Servato Ferreira, pelo auditor chefe adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde do TCU, Vinícius Augusto Guimarães, e a diretora da 1ª Divisão de Auditoria do TCDF, Adriana Magalhães Ribeiro Salles. Dentro da programação desta terça-feira, os representantes estiveram na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge para conhecer a integração da atenção primária e especializada no cuidado aos pacientes com condições crônicas. Também participaram de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde sobre a governança da Planificação da Atenção à Saúde no município.
Nesta quarta-feira (23), a equipe participará de outras reuniões para conhecer o monitoramento e a avaliação do Programa de Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos e a construção social da Atenção Primária e monitoramento dos processos por meio de um Business Intelligence (BI). A visita dos representantes é acompanhada por uma consultora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
Centro Colaborador do Conass
Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município como projeto “Qualifica SaUDI”, que foi desenvolvido para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.
Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que tem o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre estados e municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia.