A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia lançou, há pouco mais de um ano, o aplicativo Fale Procon, que permite aos consumidores abrir reclamações e registrar denúncias sem a necessidade de deslocamento até a sede do órgão ou ao Procon Móvel. Hoje, o Fale Procon já representa a terceira principal forma de abertura de reclamações e denúncias dos cidadãos com o Procon. De janeiro de 2024 até 9 de abril de 2025, o aplicativo gerou mais de 2 mil protocolos.
Para o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, a tendência é que esse número continue a crescer. A pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em agosto de 2024, revelou que, no ano anterior, 163,8 milhões de brasileiros possuíam celular, o que representa 87,6% da população com 10 anos ou mais. “O atendimento 100% digital oferece mais comodidade ao consumidor, permitindo o acesso a todos os nossos serviços sem sair de casa, o que representa também uma economia com transporte”, afirmou.
Os servidores do Procon receberam treinamento para atuar de forma digital, facilitando a comunicação entre o consumidor e as empresas reclamadas. Pelo aplicativo, os usuários podem anexar documentos relativos às reclamações, e os trâmites seguem os mesmos procedimentos realizados na sede do órgão. “As empresas são notificadas e, sempre que há um andamento no processo, o consumidor é informado. É importante destacar que, mesmo no atendimento digital, o acolhimento permanece humanizado”, completou Egmar Ferraz.
Com a chegada de feriados prolongados, o aplicativo Fale Procon se torna uma excelente oportunidade para os consumidores resolverem pendências em suas relações de consumo. “O dia a dia é corrido para todos, e muitos aproveitam esses dias de folga para verificar pendências e organizar os documentos necessários”, observou o superintendente.
O aplicativo Fale Procon Uberlândia pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos para iOS e Android. Basta procurar por “Fale Procon Uberlândia”.