Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para ser um Centro Colaborador com referência para outros municípios em boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebeu, nesta segunda (28) e terça (29), a equipe do Canal Saúde, emissora de TV pública, criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A equipe está produzindo uma reportagem que aborda a Planificação da Saúde, exemplificando com as ações exitosas adotadas em Uberlândia.
Para a elaboração da reportagem, a equipe esteve, nesta segunda-feira, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Glória, que é uma unidade laboratório e desenvolve várias estratégias que são aplicadas em outras unidades. Os profissionais do Canal Saúde também realizaram, nesta terça-feira, gravações na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, que realiza a integração da atenção primária e é especializada no cuidado aos pacientes com condições crônicas.
A Planificação da Atenção à Saúde busca organizar e estruturar os serviços de saúde de forma estratégica, com o objetivo de atender melhor às necessidades da população. Desde 2017, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços por meio do projeto “Qualifica SaUDI”, que foi desenvolvido para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade.
A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.
Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que tem o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre estados e municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia.