A Prefeitura de Uberlândia alerta que estão sendo enviados e-mails fraudulentos a empresas locais atribuindo ao Município a cobrança de um boleto inexistente e reforça que, até o momento, não faz qualquer cobrança por esse canal. Se for vítima desse ou qualquer outro tipo de fraude, o contribuinte deve acionar a Polícia Militar para registrar boletim de ocorrência e adotar as devidas providências. Em caso de dúvidas referentes a tributos e taxas municipais, a Secretaria Municipal de Finanças está à disposição para esclarecimentos e orientações pelos telefones 3239-2412 e 3239-2474.
A Secretaria Municipal de Finanças esclarece ter identificado o uso criminoso do nome da Prefeitura de Uberlândia em emails que simulam a cobrança de um boleto falso para que seja regularizado o alvará de funcionamento da empresa. Na comunicação, ainda consta um link, que acessa um boleto para pagamento visando a normalização e a ameaça de que o destinatário poderá ser multado e ter a empresa fechada temporariamente até que a situação esteja regular.
A Prefeitura reitera que não existe Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE) no rol de taxações municipais e, portanto, o contribuinte deve rejeitar essa comunicação. Além disso, as taxas existentes, como de Funcionamento e de Publicidade, são encaminhadas anualmente somente via Correios no primeiro trimestre de cada ano.