Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a Prefeitura de Uberlândia e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizam, entre os dias 12 e 19 deste mês, a 4ª edição da Semana da Reciclagem. A iniciativa reunirá uma série de ações com foco em educação ambiental, consumo consciente, coleta seletiva e compostagem, com atividades abertas ao público e voltadas a participantes diversos, desde crianças até educadores, representantes de instituições e moradores de Uberlândia.
A abertura oficial será realizada no dia 12 de maio, às 14h, no auditório do Dmae. O evento marcará o início das atividades e contará com uma apresentação artística do projeto “Comunidade Ativa”, com o espetáculo “O luxo das ruas”. Durante o evento também será realizada a entrega de troféus aos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) vencedores da Gincana da Reciclagem, além do lançamento do Selo Escola Sustentável e anúncio das escolas selecionadas para participarem da primeira edição do projeto.
Durante a Semana da Reciclagem, serão promovidas capacitações para condomínios sobre a nova resolução de destinação de resíduos, oficinas de compostagem em escolas e instituições, além de visitas orientadas ao Museu da Água e à Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), com entrada mediante entrega de recicláveis. Também estão previstas ações como o Circuito Ambiental com jogos educativos e revitalização da fachada da Arca com participação dos associados.
“Queremos incentivar a mudança de comportamento e mostrar que o descarte correto dos resíduos é uma responsabilidade de todos. O Dmae tem investido constantemente em ações que reforçam a sustentabilidade e esta semana temática é mais uma demonstração do nosso compromisso com o desenvolvimento socioambiental de Uberlândia”, afirmou o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda.
Na sexta-feira (16), crianças participarão de gincanas educativas no Parque Siquierolli, com jogos que estimulam a separação correta de resíduos e o entendimento sobre a destinação dos materiais. No sábado, Dia Internacional da Reciclagem (17), haverá a criação de um mural de grafite com artistas locais na Estação Elevatória de Esgoto Alto Umuarama III e a publicação de uma paródia musical sobre coleta seletiva, feita por alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Duas exposições também estarão abertas ao público durante toda a semana na sede do Dmae: a mostra “Caminhos dos Resíduos”, com maquetes educativas sobre o sistema de gestão de resíduos da cidade, e a exposição fotográfica “Re-Humanizar: As mãos por trás da sustentabilidade”, no Espaço Cultural do Dmae.
Para o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa, a iniciativa reforça os avanços do município na área. “Além de aproximar a população dos processos de reciclagem e compostagem, esta programação fortalece o nosso Programa de Coleta Seletiva e amplia a consciência coletiva sobre a importância da gestão adequada dos resíduos. O impacto positivo é direto na qualidade de vida e no meio ambiente”, destacou.
Ainda segundo Arthur Rosa, a Semana da Reciclagem tem o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da gestão adequada dos resíduos, destacando os avanços do Programa de Coleta Seletiva e reforçando o compromisso do Dmae com a sustentabilidade e o conceito Lixo Zero.
PROGRAMAÇÃO – 12 A 19 DE MAIO
– Segunda-feira – dia 12
14h – Abertura oficial da Semana da Reciclagem
– Apresentação artística “O luxo das ruas – Projeto Comunidade Ativa”
– Anúncio e entrega dos troféus aos Naicas vencedores da Gincana da Reciclagem
– Lançamento do Selo Escola Sustentável e anúncio das escolas selecionadas para a primeira edição do projeto.
Local: Auditório do Dmae
– Terça-feira – dia 13
8h – Palestra Resíduos Sólidos
Local: Escola Municipal Freitas Azevedo
8h – Visita Orientada Escola Estadual Angelino Pavan
Local: Museu da Água na sede do Dmae
9h – Capacitação técnica para condomínios
Nova resolução sobre a disposição de resíduos no Aterro Sanitário para condomínios horizontais e verticais, com foco na implantação da coleta seletiva e compostagem.
Local: Auditório do Dmae
10h15 e 16h – Implantação e oficinas de Compostagem
Local: Escola Emei Profª. Eloah Marisa de Menezes
– Quarta-feira – dia 14
8h – Visita Orientada na Associação de Catadores (Arca)
Local: Arca – Avenida Joaquim Ribeiro, 477 – Santa Luzia
Público: Escola Municipal Prof. Carlota de Andrade
13h30 – CineÁgua – Turminha da Mônica: Um Plano pra Salvar o Planeta
Local: Emei Cecília Meireles
14h – Visita Orientada na Associação de Catadores (Arca)
Local: Arca – Avenida Joaquim Ribeiro, 477 – Santa Luzia
Público: população em geral, representantes de instituições, Sebrae, Aciub, Fiemg, CDL e Servidores do Dmae*A entrada de cada visitante será validada com a entrega de algum material reciclável
– Quinta-feira – dia 15
8h – Visita Orientada Escola Estadual Angelino Pavan
Local: Museu da Água na sede do Dmae
9h e 13h30 – Implantação da Coleta Seletiva e realização de oficina de Compostagem
Local: Ação Moradia – bairro Morumbi
– Sexta-feira – dia 16
8h – Circuito Ambiental (Jogos Educativos)
Local: Escola Municipal Freitas Azevedo
8h às 11h / 13h às 16h – Gincana infantil com temática voltada à reciclagem, compostagem e consumo consciente.
Local: Parque Siquieroli
9h – Oficina de pintura e revitalização da fachada da Arca
Local: Av. Joaquim Ribeiro, 477 – Santa Luzia
14h – Palestra Resíduos Sólidos
Local: Escola Municipal Prof. Benedita Pimentel Ulhôa Rocha
– Sábado – dia 17 – Dia Internacional da Reciclagem
8h – Realização de um mural de educação ambiental com artistas locais através do grafitti e instalação de Estação de Reciclagem
Local: Estação Elevatória de Esgoto Alto Umuarama III
Publicação de vídeo de paródia com tema coleta seletiva
Local: Redes sociais do Dmae
– Exposições durante toda a semana
Exposição de Materiais Recicláveis – “Caminhos dos resíduos” na cidade de Uberlândia, com maquetes representativas do aterro sanitário, das associações de reciclagem e de composteiras, bem como dos caminhões de coleta e materiais que podem ser coletados.
Local: Foyer do Dmae
Exposição fotográfica – Re-Humanizar: As mãos por trás da sustentabilidade
Local: Espaço Cultural do Dmae