Dado continuidade às tratativas para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, se reuniu, nesta quinta-feira (8), com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri), Oscar Luis Feldner, para definir o cronograma de ações do início do serviço no município.
O primeiro passo, segundo o secretário municipal de saúde, é fazer um levantamento financeiro dos custos necessários para o início dos atendimentos. “Para a entrada de Uberlândia é preciso realizar a contratação de médicos e enfermeiros, entre outros profissionais, além das adequações estruturais da Central de Regulação. Por isso, precisamos desta estimativa inicial para começar a colocar em prática”, disse.
Ainda de acordo com o secretário Adenilson Lima, também ficou acertado que, para o início dos atendimentos, Uberlândia contará, a princípio, com uma ambulância de suporte básico e outra de suporte avançado a partir do dia 31 de agosto – data prevista para o início do serviço. “O pactuado após a avaliação técnica da equipe do Ministério da Saúde é de que Uberlândia tenha duas ambulâncias de suporte avançado e 8 de suporte básico. No entanto, até que o processo licitatório seja finalizado, bem como a compra dos veículos, iremos utilizar essas ambulâncias de reserva técnica do Cistri”, afirmou.
Entre as próximas etapas da implementação do serviço até o mês de agosto está a forma escalonada e gradativa do pagamento do consórcio a partir do início das atividades.