A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), consolidou, nesta semana, sua posição como referência regional em integridade e governança pública ao receber representantes das Prefeituras de Araguari (MG) e Uberaba (MG) em duas visitas técnicas-institucionais. As reuniões foram realizadas nos dias 13 e 15 de maio.
Na terça-feira (13), a CGM recebeu a visita técnica do subsecretário de Contratos e Licitações da Prefeitura de Araguari, Marcelo Henrique de Lima. O encontro teve como objetivo principal a troca de experiências sobre a condução do Processo Administrativo Punitivo (PAP) no âmbito das contratações públicas. A visita foi motivada pela recente publicação do Manual Prático do PAP, desenvolvido pela CGM Uberlândia e disponível no portal institucional, que busca padronizar e conferir maior segurança jurídica aos procedimentos administrativos no município.
Já na quinta-feira (15), foi realizada a reunião inaugural da parceria formalizada com a Controladoria-Geral do Município de Uberaba, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2025, assinado no início do mês. O encontro aconteceu na sede da CGM Uberlândia e teve como pauta central o intercâmbio de experiências sobre estrutura organizacional das controladorias, ações de promoção da transparência pública e o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

Participaram da reunião o controlador-geral do Município de Uberlândia, Modesto Geraldo Rabelo, a subcontroladora Mariana Pereira de Carvalho e a equipe da Diretoria de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção da Controladoria-Geral do Município de Uberlândia. Representando Uberaba, estiveram presentes o chefe do Departamento de Ouvidoria e Transparência, Maurício Moreira, e assessoria.
Os dois encontros reforçam o papel da CGM Uberlândia como agente articulador de boas práticas no setor público e fortalecem os laços de cooperação técnica entre municípios da região. As ações evidenciam o compromisso da Prefeitura de Uberlândia com a promoção da integridade, da transparência e da melhoria contínua da gestão pública.