A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com as organizações sociais Missão Sal da Terra (MSDT) e Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), levará atendimento itinerante em oftalmologia e odontologia aos pacientes do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CR-TEA) e à população a partir desta segunda-feira (19).
Os contêineres ficarão no CR-TEA, localizado no bairro Pacaembu, nos próximos 30 dias, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, a iniciativa busca ampliar o acesso à saúde bucal e ocular para a população do entorno e também das pessoas com TEA, garantindo atendimento humanizado, em ambiente adaptado e com suporte técnico especializado.

Para os atendimentos em odontologia, os agendamentos serão feitos a partir do levantamento das queixas em saúde bucal realizadas pela equipe assistente do CR-TEA – anamnese. Após esse trabalho e avaliação clínica, os pacientes de menor complexidade serão atendidos no contêiner e os de média e alta complexidade serão agendados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do município. Além disso, serão realizadas avaliação do risco e orientações odontológicas nos pacientes internados no Centro de Internação Pediátrico (CIP) e seus acompanhantes e também atendimentos de urgência para a população na região.
Já os atendimentos em oftalmologia são em continuidade ao Programa Olhos no Olhos, da Prefeitura de Uberlândia, anunciado pelo prefeito Paulo Sérgio em janeiro deste ano. Os agendamentos serão feitos pela Central de Marcação de Consultas tanto para os pacientes do CR-TEA quanto para a população do entorno. Para ampliar ainda mais o acesso, serão reservadas vagas para atendimentos de demanda espontânea e preenchimento das vagas ociosas decorrentes de faltas dos pacientes previamente agendados.