No último dia da Semana da Reciclagem, realizada pela Prefeitura de Uberlândia e pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a autarquia promoveu uma atividade que uniu arte, cidadania e meio ambiente com a criação de um mural de educação ambiental e a instalação da Estação de Reciclagem na Estação Elevatória de Esgoto Alto Umuarama II.
O projeto realizado neste sábado (17) contou com a participação de artistas grafiteiros que pintaram imagens sobre a importância da reciclagem para a limpeza e sustentabilidade da cidade.
De acordo com o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa, essas ações socioculturais são fundamentais para promover mudanças de atitude e reforçar o sentimento de pertencimento e responsabilidade coletiva.
“A arte tem o poder de sensibilizar e aproximar as pessoas de temas importantes. Ao levarmos o grafite com temática ambiental para os espaços públicos, como fizemos durante a Semana da Reciclagem, conseguimos despertar o olhar da comunidade para a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente de forma acessível, criativa e participativa”, disse Arthur Rosa.
Ainda neste sábado, o Dmae lançou uma paródia temática nas redes sociais da autarquia, promovendo a coleta seletiva de forma lúdica e criativa (confira aqui).
Balanço da Semana da Reciclagem – Dmae 2025
Entre os dias 12 e 17 de maio, a Prefeitura de Uberlândia e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) promoveram a Semana da Reciclagem 2025, com uma programação diversificada voltada à conscientização ambiental e ao incentivo à coleta seletiva, à compostagem e ao consumo responsável. As ações envolveram duas mil pessoas, entre estudantes, instituições, servidores públicos e a população em geral, com atividades em diferentes pontos da cidade.
A abertura oficial ocorreu na segunda-feira (12), no auditório do Dmae, com apresentação artística do projeto “O luxo das ruas”, premiação dos Naicas vencedores da Gincana da Reciclagem e lançamento do projeto Escola Sustentável, que selecionou unidades da rede municipal para receber ações voltadas à sustentabilidade.
Ao longo da semana, foram realizadas palestras educativas sobre resíduos sólidos, capacitações técnicas para condomínios, visitas orientadas ao Museu da Água e à Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), além de oficinas práticas de compostagem, implantação de coleta seletiva, gincanas e jogos ambientais.
Destaque para a forte participação das escolas, com atividades como o CineÁgua, oficinas infantis, além da mobilização comunitária para oficinas e ações de educação ambiental em instituições como a Ação Moradia.
Durante toda a semana, duas exposições permaneceram abertas ao público na sede do Dmae: “Caminhos dos Resíduos”, com maquetes e materiais educativos sobre a gestão de resíduos sólidos; “Re-Humanizar: As mãos por trás da sustentabilidade”, exposição fotográfica em homenagem aos trabalhadores da reciclagem.
Com ampla participação e diversidade de ações, a Semana da Reciclagem 2025 reforçou o papel da educação ambiental como ferramenta essencial para a construção de uma cidade mais consciente, responsável e sustentável.