Na comemoração de 131 anos de Uberlândia, a população é presenteada e convidada a celebrar os 50 anos que o artista plástico Hélvio Lima, de 72 anos, tem dedicado às artes. Com a exposição “Meu Universo Particular”, o uberlandense é convidado pela Secretaria Municipal de Cultura a expor o trabalho nas galerias municipais. O evento é acompanhado da exposição “Paixão”, que reúne obras da artista plástica Adélia Lima – esposa de Hélvio Lima.
A abertura ocorre na terça-feira (27) na Galeria Lourdes Saraiva Queiroz (oficina Cultural), às 20h. A exposição de Adélia Lima ocorre paralelamente na Sala Alternativa. Já na quarta-feira, a mostra de Hélvio Lima já poderá ser conferida também na Galeria Geraldo Queiroz e na Sala de Experimentações Visuais (Casa da Cultura), com abertura às 20h. Os trabalhos podem ser conferidos até 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.
A coleção de Hélvio Lima reúne pinturas, desenhos e gravuras, exibindo diferentes técnicas desenvolvidas no estilo figurativo-moderno ao longo de cinco décadas. A temática é a figura humana e as paisagens que a cerca, principalmente as mutações do bioma cerrado. É uma oportunidade de reverenciar obras de acervo particular e de colecionadores.
Honrado em participar do aniversário da cidade natal, o artista plástico faz questão de contar que Uberlândia é uma das suas principais inspirações. “A cidade de Uberlândia, desde sempre, me trouxe inspiração para criar o meu trabalho artístico. Os monumentos tradicionais das praças, como o coreto e o Museu Municipal, o casario do Fundinho e suas ruas estreitas são meus temas constantes. A figura humana, o movimento popular dos bairros e distritos, a simplicidade do cotidiano das pessoas e o filtro do meu olhar artístico em traços e cores próprias são marcas pessoais do meu estilo”, destacou.
Como curador da exposição, o artista plástico adiantou que os visitantes também poderão conferir um álbum com certificados, textos críticos de algumas exposições, premiações e participações culturais realizadas no Brasil e exterior.
Mostra “Paixão”
Os sentimentos e as relações humanas moldados pelas mãos da artista plástica Adélia Lima traduzem a exposição “Paixão”. A mostra exibida na Sala alternativa da Galeria Lourdes Saraiva Queiroz reúne esculturas em terracota. São trabalhos confeccionados desde 1982, que representam um convite a um ressignificado para a vida.
Prestigie!
Galeria Loudes Saraiva Queiroz (Oficina Cultural)
– 20h – Terça-feira (27) – “Meu Universo Particular”, de Hélvio Lima
– 20h – Terça-feira (27) – “Paixão” (na Sala Alternativa), de Adélia Lima
Galeria Geraldo Queiroz e Sala de Experimentações Visuais (Casa da Cultura)
– 20h – Quarta-feira (28) – “Meu Infinito Particular”, de Hélvio Lima
Visitações até 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.