A Prefeitura de Uberlândia, por meio do prefeito Paulo Sérgio, divulgou, nesta quinta-feira (10), no Centro Administrativo Municipal, novo apoio ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios no município. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação dará suporte institucional para a realização dos programas Inteligência Artificial (IA) nos Bairros, de nova etapa do Agente Local de Inovação (ALI) e Empresas de Alta Performance (E@P). Idealizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), os programas também contam com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Triângulo Mineiro (Abrasel) e Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Uberlândia (SindTur).
“Uberlândia tem aprimorado, cada vez mais, seu ecossistema de inovação. Procuramos incentivar novos negócios, uso de tecnologias e gerar um ambiente favorável ao empreendedor. Tudo isso estimula a competitividade e produtividade das empresas e startups. Essa parceria junto ao Sebrae e demais entidades reforça nosso desejo de seguir apoiando todos aqueles que empreendem e desejam empreender em nossa cidade”, considerou o prefeito Paulo Sérgio.
Para participar dos programas, as empresas interessadas devem entrar em contato com o Sebrae Minas e/ou com a Sala Mineira do Empreendedor, localizada na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, no Centro Administrativo Municipal. Ao todo, mais de 250 micros e pequenas empresas poderão ser atendidas com 4 mil horas de consultorias dentro dos três programas ofertados.
Inteligência Artificial nos Bairros
O programa de IA nos Bairros é baseado em consultorias que abordam condições de implementação e/ou melhorias com o uso da Inteligência Artificial (IA). É voltado para empresas interessadas em inovar e otimizar seus negócios com soluções tecnológicas, buscando promover a transformação digital das empresas participantes por meio da aplicação prática de ferramentas de IA, com foco no aumento da produtividade, automatização de processos, melhoria na gestão e na experiência do cliente, além da geração de dados estratégicos para decisões assertivas.
Podem participar microempresas e empresas de pequeno porte. Pelo IA, serão feitos diagnósticos iniciais para levantamento das principais necessidades da empresa; desenvolvimento de plano de ação personalizado, visando a construção de uma estratégia adaptada ao negócio; implementação assistida com apoio técnico na aplicação das soluções de IA; além de avaliação de resultados com análise dos impactos e recomendações de continuidade.
Entre os principais benefícios, os participantes terão apoio técnico especializado, introdução segura ao uso de IA nos negócios, melhoria dos processos e ganhos de eficiência e acesso a ferramentas modernas com acompanhamento do Sebrae.
Agente Local de Inovação
O Agente Local de Inovação (ALI) é um programa criado para promover a inovação e a melhoria da competitividade e produtividade para micro e pequenos negócios. Nesta nova etapa, por meio de visitas técnicas e consultorias com acompanhamento direto, os agentes locais de inovação ajudarão empreendedores a implantar ações que potencializam processos, produtos, serviços, marketing, gestão e sustentabilidade à empresa participante. Possibilita o aceso a soluções práticas, gratuitas e adaptadas à realidade de cada negócio.
O agente executor do ALI é um profissional contratado pelo Sebrae por meio de edital, que, após aprovação, recebe capacitação dentro de uma metodologia específica, validada para atuar junto aos empresários, promovendo diagnóstico, planejamento e implementação de melhorias.
Microempresas, empresas de pequeno porte, startups em estágio inicial e empresas com potencial inovador ou que desejam melhorar sua produtividade e competitividade são o público-alvo. No programa serão explorados temas como, por exemplo, inovação em produtos e serviços; modelos de negócio; gestão financeira e estratégica; transformação digital; melhoria de processos; experiência do cliente; marketing digital e produtividade e redução de desperdícios.
A partir da participação no Agente Local de Inovação, as empresas podem aprimorar o atendimento ao público, o diagnóstico individualizado do negócio, implantar soluções inovadoras com acompanhamento técnico, aumentar a competitividade, ter acesso facilitado ao ecossistema de inovação local e aproximar-se do Sebrae e demais parceiros. O ALI faz o diagnóstico da empresa, planeja ações de inovação, implementa soluções, realiza acompanhamento contínuo, medição de resultados e impactos. O ciclo de atendimento às empresas tem duração de 4 a 6 meses, dependendo da linha de atuação.