Um projeto inovador da Secretaria Municipal de Educação está motivando alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas municipais rurais Olhos d´Água e do Moreno a continuarem os estudos no Ensino Médio. É o InterAção Rural, que promove a convivência entre estudantes das duas unidades com a intenção de mostrar novas realidades a eles, além daquelas vividas diariamente. A ideia inicial é que, a cada 15 dias, os alunos de uma escola assistam aulas na unidade parceira. Nesta terça-feira (27), foi realizada a primeira atividade, quando estudantes da escola dos Morenos foram levados para a Olhos d´Água.
A ideia do InterAção surgiu durante reuniões entre as diretoras das duas unidades, que convivem diariamente com situações semelhantes. Com a intenção de ter um plano de ação e mostrar melhores perspectivas de futuro, as aulas contam com atividades culturais e informações sobre profissões. Elas também são focadas nas áreas de produção de texto, leitura e cálculos.
“Muitas vezes temos notícias de alunos que interromperam os estudos após concluírem o nono ano. Entre os mais velhos, alguns dizem que vão somente trabalhar. Queremos incentivar a mudança desta percepção e mostrar que é possível a pessoa trabalhar e estudar”, disse a diretora da Olhos d´Água, Alessandra Zacharias.
Segundo Kátia Ferreira, diretora da escola do Moreno, o plano cria uma sensação de pertencimento à sociedade de uma forma geral. “Alguns alunos nunca tiveram convivências além de onde moram. Com o InterAção, eles têm a oportunidade de conviver com outras pessoas”, ressaltou.
Outro aspecto do InterAção é no campo pedagógico, uma vez que ele permite que os profissionais da duas escolas troquem informações e experiências. “Os professores também se sentem motivados, pois conseguimos alterar a rotina das aulas”, concluiu Alessandra Zacharias