Com o objetivo de promover ações educativas de segurança viária e qualificar, atualizar e valorizar os profissionais do transporte escolar que prestam serviço ao município e seus auxiliares, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Agronegócio, realizaram, nesta terça-feira (22), o evento “Transportando Cuidados com as Pessoas”. O evento contou, ainda, com a participação da Secretaria Municipal de Segurança Integrada e da Polícia Militar. A reunião, que teve a presença dos secretários municipais de Trânsito e Transportes, Paulo Romes, de Educação, Tânia Toledo, e de Segurança Integrada, Cel. Fernando Reis, e do subsecretário municipal de Agronegócio, Luiz Eduardo Peppe, ocorreu no auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em Uberlândia.
A ação realizada nesta terça-feira (22) faz parte do calendário da Settran para o segundo semestre de 2025, com foco em campanhas de educação para o trânsito, valorização dos profissionais da mobilidade e ações de prevenção de acidentes. A iniciativa reuniu motoristas e auxiliares do setor de transporte escolar na zona rural e também do transporte de pessoas com deficiência que prestam serviço à Secretaria Municipal de Educação, oferecendo atualização profissional e orientações sobre inteligência emocional e práticas seguras no trânsito, com foco no compromisso de todos em um transporte seguro e humano.
Durante o evento, foram ministradas palestras educativas sobre direção segura, boas práticas no transporte coletivo e atendimento humanizado aos passageiros, além de gerenciamento de emoções sob pressão. O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Romes, ressaltou que o transporte seguro começa com a atualização e qualificação dos condutores. “Este é um momento de valorização dos profissionais que garantem o direito de ir e vir das pessoas com responsabilidade e respeito. Estamos aqui para lembrar que o transporte seguro começa com o cuidado com quem conduz e esse cuidado é transferido para nosso passageiro”, afirmou.
Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, reforçou a importância da integração entre as políticas de mobilidade urbana e as ações educativas e o papel das escolas na formação de cidadãos conscientes e respeitosos no trânsito. “Educar é um ato de cuidado, e esse evento traduz exatamente isso: o compromisso com a formação de uma sociedade mais consciente, respeitosa e segura. Quando falamos em trânsito, também falamos em aprendizado, em valores e em cidadania. Por isso, a Educação está presente aqui, hoje, apoiando ações que ensinam o respeito à vida, desde os primeiros passos. Acreditamos que uma cidade mais humana e segura começa pela educação, dentro das escolas e também fora delas, nas ruas, nos ônibus, nas atitudes do dia a dia”, disse.
Já o subsecretário municipal de Agronegócio, Luiz Eduardo Peppe, destacou que a manutenção das estradas vicinais municipais está atualizada. “Nossas estradas vicinais estão em boas condições de trafegabilidade e sendo preparadas para a estação chuvosa. Esse é o nosso compromisso com a comunidade”, afirmou.