Com o objetivo de assegurar que os serviços oferecidos nas academias de Uberlândia sejam prestados com segurança, qualidade e dentro da legalidade, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia, em parceria com a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais (CREF-MG), iniciou, nesta semana, uma operação conjunta de fiscalização em academias da cidade. A ação será contínua e deve se estender pelos próximos meses. Nesta primeira fase 10 academias foram fiscalizadas.
Na operação são verificados itens como: se os estabelecimentos estão funcionando de forma regular (com alvará em dia), profissionais de educação física devidamente habilitados acompanhando as atividades, produtos alimentícios dentro do prazo de validade e devidamente autorizados para comercialização, além da análise dos contratos de prestação de serviços e da forma como os preços são divulgados aos consumidores.
De acordo com o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz, a ação é fundamental para assegurar os direitos dos consumidores e promover um ambiente seguro. “Uberlândia é um polo de academias e se faz necessário que os consumidores recebam a prestação de serviços adequada e com total segurança”, afirmou.
A fiscalização também tem caráter educativo, orientando os proprietários quanto às exigências legais. Denúncias e irregularidades podem ser comunicadas pelos canais oficiais do Procon e da Vigilância Sanitária.