Após participar da abertura da etapa local do Encontro Técnico TCEMG e Municípios: Fiscalização e Transparência – o TCE e a Reforma Tributária nos Municípios, no Center Convention, o prefeito Paulo Sérgio esteve, também nesta quinta-feira (7), na Escola Municipal Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa, onde acompanhou o “Jogo do Tributo”, que está sendo desenvolvido na instituição. O projeto pedagógico faz parte das atividades do Encontro Técnico TCEMG e Municípios, idealizado e executado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), nesta manhã, em Uberlândia, com o apoio do Município, por meio da Controladoria-Geral do Município, da Escola de Governo e da Secretaria Municipal de Educação (SME).
“Essa é uma importante iniciativa de educação fiscal que busca mostrar aos estudantes a importância da gestão fiscal e da participação cidadã e que eleva o conhecimento e o nível de informações dos alunos de Uberlândia”, observou o prefeito Paulo Sérgio.
Desenvolvido nas escolas pelos auditores do TCEMG, o “Jogo do Tributo” está sendo aplicado em Uberlândia para alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino. Na cidade, 80 alunos do 9º ano das Escolas Municipais Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa e Prof. Eurico Silva participam do “Jogo do Tributo”, sendo 40 discentes de cada unidade. Nesta quinta (7), os estudantes da E.M. Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa tiveram acesso à dinâmica proposta. E nesta sexta (8), será a vez dos alunos da E.M. Prof. Eurico Silva participarem da atividade.
Para que o projeto pedagógico alcançasse o objetivo, as professoras das turmas do 9º ano das duas escolas municipais selecionaram, de forma prévia, 40 alunos de cada instituição para participarem das atividades. No “Jogo do Tributo”, os estudantes podem entender melhor como funciona o orçamento público, refletir sobre a importância dos tributos, compreender como a cidade é organizada financeiramente, aprender que todo cidadão tem direito de participar e dever de fiscalizar a gestão pública.
“A proposta pedagógica do ‘Jogo do Tributo’ foi estimular a reflexão, de forma lúdica e interativa, sobre os desafios da gestão fiscal e o papel do cidadão na construção de uma sociedade mais justa. Tenho convicção de que os alunos estão assimilando muito bem os ensinamentos da atividade, que, com toda certeza, contribuirão para formarmos jovens mais conscientes, capazes de compreender e transformar a realidade em que vivem”, destacou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.