Começou, nesta quinta-feira (14), a etapa classificatória para a final do Campeonato Brasileiro de Karate, evento promovido pela Confederação Brasileira de Karate (CBK) e realizado na Arena Sabiazinho, espaço administrado pelo Município, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), até sábado (16), com entrada gratuita. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, é representada por 20 caratecas com idade entre 8 e 17 anos, que integram a seleção mineira de karate na competição, tanto no kata (luta imaginária contra vários adversários) quanto no kumite (luta real contra um adversário). Além da disputa individual, três atletas da Futel integram uma das equipes masculinas de kata de Minas Gerais.
A etapa classificatória para a final do Campeonato Brasileiro de Karate reúne 702 atletas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Maranhão, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
Presente na solenidade de abertura, o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, destacou a importância do evento. “É uma competição de alto nível, com a participação de representantes de vários estados brasileiros. A expectativa é que os nossos atletas alcancem bons resultados e que a etapa classificatória para a final do Campeonato Brasileiro de Karate reúna grande público ao longo dos três dias”, afirmou.
Em julho, a Futel conquistou 27 medalhas (7 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze) na Etapa Final do Campeonato Mineiro de Karate, realizada na Arena Sabiazinho, com a participação de mais de 1 mil caratecas de todo o estado. Com o resultado obtido, a equipe uberlandense ficou com o 6º lugar geral na competição.
Atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, atende 510 crianças e adolescentes com idade de 6 a 18 anos no Karate, sendo 480 na iniciação esportiva e 30 no alto rendimento. As aulas gratuitas são oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), UTC e nos poliesportivos Luizote de Freitas e São Jorge.