O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta quinta-feira (21), a entrega das “moedas sustentáveis” às instituições educacionais que participam do Programa Selo Escola Sustentável. A primeira contemplada foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do Conjunto Alvorada. As entregas seguirão até o dia 4 de setembro.
Cada aluno receberá até 100 ipês, moeda criada especialmente para o programa, que poderão ser utilizados na Feira de Trocas, evento em que os estudantes trocarão os créditos por brindes. Para conquistar os ipês, os alunos devem se engajar em atividades como recolhimento de materiais recicláveis, ações de limpeza nas escolas, acompanhamento da horta e do processo de compostagem, além do plantio de mudas e outras iniciativas sustentáveis adaptadas à realidade de cada unidade.
“As nossas crianças estão empenhadas. Elas participaram, hoje, com muito entusiasmo. Ficaram felizes de ganhar a primeira notinha, porque isso foi fruto do trabalho que elas desenvolveram essa semana, fazendo a coleta, participando das ações. Então, elas estão super empolgadas. E daqui para frente, a gente tende a estimulá-las ainda mais, para que fiquem cada vez mais empenhadas no trabalho”, disse a diretora da unidade, Gabriela Alves da Silveira Gonzaga Fortunato.
Segundo o supervisor de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio, o programa, que segue as diretrizes do prefeito Paulo Sérgio, vai muito além da coleta seletiva. “O Selo Escola Sustentável estimula a consciência ambiental desde cedo, transformando as escolas em espaços de aprendizado prático, onde os alunos entendem a importância de cuidar do meio ambiente e levam esses valores para suas famílias e para a comunidade”, destacou.
O programa já concluiu a primeira etapa, que consistiu em visitas às escolas para apresentação da iniciativa. Em seguida, iniciou-se a implantação da coleta seletiva nas unidades que ainda não realizavam o procedimento e o fortalecimento da prática nas que já tinham o sistema em funcionamento.
Instituído pelo Decreto nº 21.777/2025, o Selo Escola Sustentável é uma iniciativa do Dmae, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. O projeto busca transformar escolas municipais, estaduais e particulares em centros de práticas sustentáveis, com base em quatro eixos principais: Coleta Seletiva, Compostagem, Horta Escolar e Moeda Verde.