O prefeito Paulo Sérgio abriu oficialmente, na noite desta sexta-feira (22), as comemorações pelo aniversário dos 137 anos de Uberlândia. O evento foi realizado na Praça Clarimundo Carneiro, com celebrações pelo centenário do Coreto Municipal, que recebeu o nome do instrumentista (saxofonista) uberlandense, Ladário Teixeira. Uma programação especial foi preparada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), em alusão ao aniversário da cidade, comemorado no dia 31 de agosto. Contará com uma série de eventos culturais, que acontecerão neste fim de semana, como as exposições Nossas Raízes (revitalizada), no Museu Municipal, Espaços da Pintura, na Praça Clarimundo Carneiro, e do Acervo do Museu de Arte Sacra, no Museu de Arte Sacra da Diocese (veja mais abaixo), e na próxima semana.“Teremos diversas atividades culturais, que serão realizadas em diferentes pontos, para celebrarmos o aniversário de Uberlândia. Foram preparadas com muito carinho para a nossa população, que é a maior riqueza da nossa cidade”, disse o prefeito Paulo Sérgio, que também destacou a importância do instrumentista Ladário Teixeira para a música. “Além de um grande talento, ele ainda foi o responsável por alterações no saxofone que melhoraram e ampliaram as possibilidades de uso do instrumento, tornando-se uma referência mundial. É muito merecida essa homenagem”, afirmou.O coreto recebeu o nome de Ladário Teixeira, instrumentista (saxofonista) que nasceu em Uberlândia no ano de 1895. A denominação foi instituída pela Lei nº 14.224/2024, de autoria do vereador Zezinho Mendonça, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio.Desde sua infância se interessou pela música e aprendeu sozinho a tocar saxofone. Dono de percepções e talentos únicos, sempre foi elogiado e aplaudido em suas apresentações pelo Brasil, Europa e Estados Unidos. Um dos seus feitos mais notáveis foi implementar melhorias no saxofone, criando o Modelo Ladário. Graças a ele, o instrumento passou a contar com mais notas, sendo, atualmente, utilizado por artistas e orquestras em todo o mundo. Ladário Teixeira faleceu no ano de 1964, mas sua genialidade continua influenciando a música mundial.

Quanto ao Coreto Municipal, a obra foi inaugurada em julho de 1925, durante a administração do agente executivo Eduardo Marquez (1923–1927). Construído em frente ao Paço Municipal (hoje praça Clarimundo Carneiro), quando a praça ainda se chamava Praça da Liberdade, o Coreto sofreu poucas alterações ao longo dos anos. Atualmente, a construção integra o conjunto urbanístico formado ainda pela Praça Clarimundo Carneiro e o Palácio dos Leões – Museu Municipal. Em 25 de setembro de 1985, ficou reconhecido o valor deste conjunto, que foi tombado por lei municipal e oficialmente nomeado patrimônio da cidade.
Programação especial em comemoração ao aniversário de Uberlândia
Diversas atividades culturais serão promovidas até o dia 31 em vários pontos da cidade, como o bairro Fundinho, escolhido por ser o local onde o município se originou. Também estão na rota das celebrações locais como o Teatro Municipal e o Parque de Exposições do Camaru. Em uma união entre passado e presente, diversos locais serão o destino de quem deseja viver momentos especiais, valorizando a história e a cultura uberlandense.
Nesta sexta-feira (22), além da abertura oficial, foram realizados, simultaneamente, shows na Praça Clarimundo Carneiro, além de atividades artísticas na Casa da Cultura e na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Neste sábado (23), das 9h às 23h, as atividades, também de forma simultânea, continuam nas ruas do Fundinho, que serão ocupadas com intervenções e atrações na Oficina Cultural, Casa da Cultura, Museu de Arte Sacra, Reserva Técnica do Museu Municipal e praças da Igreja do Rosário, Clarimundo Carneiro e Cícero Macedo. Ao longo do dia terá matinata, lançamento do folder Rotas Culturais e exposições. A programação do sábado termina com a apresentação do pianista Jonathan Ferr, artista com reconhecimento nacional e internacional devido aos seus shows inovadores com reinterpretações de artistas como Djavan e Charlie Brown Jr. e participação em festivais, como o Rock in Rio, e em feiras internacionais.
Uma extensa programação foi preparada para o dia 31 de agosto, aniversário de Uberlândia. Durante o dia, como parte da programação oficial, o Camaru estará com portões abertos (entrada gratuita). O público poderá contribuir com ingresso solidário de um quilo de alimento não perecível. Quem estiver na feira agropecuária poderá visitar a Fazendinha Camaru, a partir das 8h. No turno da tarde, a partir das 15h, terá o Festival Cultural UAI SÔ!, com exposições de produtos rurais, feiras de artesanato, contação de causos dos personagens “Os Primos” e apresentações da catira. Iniciando às 17h30, o palco principal receberá shows com Orquestra Viola das Gerais e Bruna Viola. A noite de shows será encerrada com apresentações de Marília Tavares e da dupla João Bosco e Vinícius.
Ainda no dia 31, o palco do Teatro Municipal se abrirá para a área externa (estacionamento) e o público poderá curtir, gratuitamente, apresentações com Adriana Francisco e Banda Funke-se. As comemorações serão encerradas com um show da cantora Sandra de Sá. Considerada uma das grandes vozes da música brasileira, Sandra de Sá se destaca por promover uma fusão de gêneros como soul, funk, pop e samba, sendo carinhosamente chamada de “Rainha do Soul Brasileiro”.

20h – Teatro Municipal de Uberlândia
Sábado (30)
Soul Batera
16h às 23h – Teatro Municipal de Uberlândia
Domingo (31) – Aniversário de Uberlândia
Camaru – Portões abertos (entrada gratuita), sendo que o público poderá contribuir com ingresso solidário de um quilo de alimento não perecível.
8h – Fazendinha Camaru
15h – Festival Cultural UAI SÔ!: Exposições de produtos rurais, feiras de artesanato, contação de causos dos personagens “Os Primos” e apresentações da catira
17h30 – Shows com Orquestra Viola das Gerais e Bruna Viola
20h – Shows de Marília Tavares e da dupla João Bosco e Vinícius.
Teatro Municipal
A partir das 16h – Shows com Adriana Francisco, Banda Funke-se e Sandra de Sá