Os paratletas Natália Costa, Isabela Marques e Nycollas Cunha, todos da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio de parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube –, e o treinador Douglas Andrade, profissional de educação física da Futel, foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participar da 2ª Fase de Treinamento de Jovens Halterofilistas. O evento será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo (SP), entre esta segunda-feira (25) e sábado (30).
“O CPB selecionou para a fase de treinamento apenas os jovens halterofilistas que têm se destacado em todo o país. Mais uma vez, teremos representantes nesse importante evento, o que demonstra que Uberlândia se consolidou como uma grande potência nacional no esporte paralímpico”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Em junho, a Futel/CDDU/Praia Clube conquistou 14 medalhas (6 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze) na 2ª Fase Nacional de Halterofilismo Circuito Loterias Caiха. A competição foi realizada em São Paulo (SP), nos dias 21 e 22, com a participação de competidores de todo o país. Também em junho, a equipe conquistou 29 medalhas (16 de ouro, 9 de prata e 4 de bronze) no Meeting Loterias Caixa de Halterofilismo, disputado em Belo Horizonte (MG).
A equipe treina de segunda a sexta no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.