O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou, na última quinta-feira (28), o 3º Painel de Sustentabilidade, com atividades que ressaltaram a importância da gestão de resíduos sólidos e do debate sobre as mudanças climáticas. O evento reuniu mais de 230 participantes entre catadores de recicláveis, comunidade acadêmica e sociedade civil.
Na parte da manhã, mais de 30 catadores de materiais recicláveis de 10 organizações participaram de uma oficina ministrada pelo especialista em gestão ambiental Wemersson Oliveira Daniel e pelo professor doutor José Cláudio Junqueira Ribeiro, do Centro Universitário Dom Helder Câmara e consultor da Fundação Dom Cabral, no auditório do Dmae. O encontro destacou os benefícios da compostagem para a redução de resíduos e abriu espaço para discutir a percepção das mudanças climáticas em Uberlândia.
O professor José Claudio ressaltou a relevância da atividade prática com os catadores. “Realizamos uma oficina para verificar os principais problemas enfrentados na triagem. Muitos materiais que chegam até eles não encontram mercado, mesmo sendo recicláveis, e acabam indo para o aterro sanitário. Trabalhamos em grupos para identificar esses desafios e, principalmente, propor soluções.”.
O especialista em gestão ambiental Wemersson Oliveira complementou dizendo que conversaram com representantes de seis associações de catadores e outras entidades da área de resíduos. “Identificamos juntos quais são os materiais mais presentes no rejeito, como embalagens de biscoitos e bolos, e discutimos possíveis soluções”, finalizou.
Já no período da noite, houve a apresentação do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado – A Sentinela do Triângulo e, logo após, mais de 200 pessoas acompanharam as palestras “Mudanças Climáticas: Causas e Consequências”, conduzida pelo professor doutor José Cláudio Junqueira Ribeiro e sobre Crédito de Carbono, com o professor Fernando Caixeta. As apresentações trouxeram reflexões sobre os impactos ambientais globais e locais, reforçando a necessidade de ações conjuntas para a construção de cidades mais sustentáveis.
Para o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa, o evento representou um passo importante na sensibilização da comunidade. “Mostrou como é essencial difundir o conhecimento e envolver a sociedade em políticas públicas que promovam a sustentabilidade. Ao abrir espaço para a discussão da compostagem e das mudanças climáticas, ajudamos a consolidar uma cultura ambiental em Uberlândia”, afirmou.
O painel marcou mais uma iniciativa do Dmae voltada à educação ambiental, alinhando-se às políticas públicas municipais de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.