Prefeitura participou da cerimônia de entrega da Comenda Augusto César na noite desta sexta-feira (29). Durante a solenidade, realizada e promovida pela Câmara Municipal, o líder do Executivo Municipal homenageou o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, e a servidora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Clarice Pires de Moraes. “A Comenda Augusto César é um reconhecimento pelo empenho de pessoas que enobrecem e trabalham pelo desenvolvimento da cidade. Neste domingo (31), Uberlândia completa 137 anos e seu maior patrimônio é a sua gente, que faz do nosso município um dos melhores lugares para se viver”, disse o prefeito Paulo Sérgio.
Carlos Henrique de Carvalho é natural de Uberlândia, graduado em História pela UFU, com mestrado em Educação também pela UFU, doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). Ao longo da sua carreira, integrou os conselhos de agências de fomento de pesquisas como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dentre os diversos cargos ocupados, destaca-se o de professor e diretor da Faculdade de Educação da UFU (Faced/UFU). Em dezembro de 2024 foi eleito reitor da UFU para o mandato de 2025 a 2029.

Clarice Pires de Morais também é natural de Uberlândia, conta com Ensino Médio Técnico em Magistério pela Escola Estadual Professor José Ignácio de Souza, em Uberlândia, graduações em Teologia, pela Faculdade de Educação Teológica Pentecostal de Cuiabá (MT), e Pedagogia, pela Faculdade Albert Einstein no Rio de Janeiro (RJ), além de pós-graduação em Psicopedagogia, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Prefeitura Municipal de Uberlândia em 2002 como professora da educação infantil, onde permaneceu até 2025, quando se aposentou.

Comenda
A Comenda Augusto César é organizada desde 1972 e faz menção a Augusto César Ferreira e Souza, que se dedicou à magistratura durante 35 anos e foi vereador, deputado provincial, presidente da Câmara de Vereadores e primeiro agente executivo da cidade, tendo atuado pela emancipação político-administrativa de Uberlândia em 1888.