Reconhecido como referência estadual e nacional em saneamento, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu, na manhã desta segunda-feira (8), a visita de técnicos do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau). O objetivo foi conhecer de perto o sistema de gestão laboratorial da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco e o processo de descarga de lodo do decantador da ETA Bom Jardim.
Durante a visita, os profissionais tiveram acesso às práticas adotadas pelo Dmae no monitoramento da qualidade da água e puderam acompanhar as etapas que tornam o tratamento de lodo referência em eficiência e sustentabilidade. O diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda, destacou a importância da troca de experiências no setor. “É uma satisfação receber técnicos de diferentes instituições de saneamento aqui em Uberlândia. Essas visitas demonstram que o trabalho realizado pelo Dmae é reconhecido em todo o país. Temos orgulho de compartilhar nossa expertise em gestão laboratorial e em processos de tratamento, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e para o fortalecimento do saneamento básico no Brasil”, afirmou.
O gerente da área de obras e projetos do Codau, Alexandre Barcelos, disse que buscou informações sobre o funcionamento do sistema de pirâmides utilizado no decantador para a descarga de lodo na ETA Bom Jardim, que deve ser implantado na cidade uberabense. “Viemos ver como é a sistemática que vocês utilizam aqui e como é nós vamos proceder para implantar lá. Hoje, o nosso sistema não possui nenhum tipo de captação de lodo e estamos implantando para atender a legislação exigente.” Já a assistente de serviços de saneamento, Bárbara Lucas, reforçou que o Codau está implantando também um sistema de gestão laboratorial e a visita serviu para ver como é feito em Uberlândia. “Viemos verificar um sistema de gestão laboratorial que vocês implantaram. O Codau está começando a fazer essa implantação e viemos ver o de vocês, quais recursos teremos que ter em questão de infraestrutura e pessoal”, disse.
Os técnicos do Codau aproveitaram a visita para conhecer também o sistema de captação Capim Branco. A cidade uberabense tem um projeto para captar água do Rio Grande, e assim, solucionar o problema de intermitência de desabastecimento. Ao longo dos últimos anos, o Dmae tem se consolidado como referência nacional, recebendo gestores e técnicos de diversas regiões interessados em conhecer as soluções aplicadas em Uberlândia.