Oferecer oportunidade de aprimoramento aos produtores rurais para que eles consigam melhores resultados e aumentar a produção. É com esse intuito que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), está oferecendo o primeiro curso para tratoristas, realizado na Fazenda Buriti. A atividade, que começou nesta quinta (29) e termina hoje (30), envolve aulas práticas e teóricas.
Inicialmente, os mais de 20 alunos presentes no curso estão aprendendo sobre a mecânica de tratores, além da experiência teórica de como manusear o veículo em meio a uma propriedade rural. Já ao longo desta sexta, os participantes passarão para a parte prática. “Temos aqui pessoas que já lidaram com tratores e outras que terão a experiência pela primeira vez. Para quem já utiliza o equipamento, a oportunidade serve como uma lapidação, aprendendo novidades. Para as pessoas que terão o primeiro contato, o legal é que já aprendem de uma maneira mais correta e eficaz”, disse o instrutor Leomar Paulo de Lima.
O tratorista Geison Martins Carneiro, de 28 anos, soube do curso e quis participar justamente para aprimorar o trabalho que já executa. “Sempre que você utiliza algo da maneira correta, o resultado é melhor, além de gastos menores, já que aumenta o prazo de vida do trator, economiza com manutenção e ainda melhora o manuseio”, afirmou.