As Olimpíadas do Idoso, um dos momentos mais aguardados pelos frequentadores dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais), que são mantidos pela administração municipal, tiveram seu lançamento realizado nesta quinta-feira (11). A cerimônia, que contou com a presença do prefeito Paulo Sérgio, aconteceu no Ceai Morumbi e foi marcada pela alegria e empolgação dos participantes. Com o tema “Celebrando vitalidade e integração”, a competição é promovida pela Prefeitura de Uberlândia, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e está em sua 13ª edição.
“Trabalhamos todos os dias para melhorar as condições físicas e mentais de nossa população e as Olimpíadas dos Idosos são uma forma de promover mais qualidade de vida”, disse o prefeito Paulo Sérgio.

O objetivo das Olimpíadas é promover momentos de interação e socialização entre os idosos que frequentam os cinco Ceais, localizados nos bairros Laranjeiras, Luizote de Freitas, Guarani, Morumbi e Brasil (na avenida Rondon Pacheco). Este ano, os participantes competirão em modalidades que unem diversão, estratégia e habilidade, sendo elas, boliche, bocha, dama, dominó, truco, arco, chute a gol, basquete e sinuca.
“As Olimpíadas celebram a união, a amizade e o espírito esportivo. Mais do que competições, é um espaço de convivência, saúde e qualidade de vida, com demonstrações de vitalidade e inspiração”, disse a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Santiago Guimarães.

As competições contarão com eliminatórias nos meses de setembro e outubro, reunindo os participantes dos Ceais em diferentes modalidades. O encerramento será realizado em novembro com todos os participantes.
As disputas acontecerão nos Ceais, que atualmente atendem mais de sete mil pessoas com mais de 60 anos de idade. Nesses espaços, os frequentadores têm acesso a atividades artísticas, esportivas, recreativas e de lazer, como pilates, canto coral, hidroginástica, violão, ginástica, fisioterapia, musculação, alfabetização e informática básica.