A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, iniciou, nesta quarta (17), a formação e supervisão das equipes técnicas que realizam o serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes. As atividades são conduzidas pela conselheira fiscal e membro do Conselho Gestor da Associação dos Pesquisadores e Formadores da área da Criança e do Adolescente (Neca), Telma Gutierres de Souza. A formação, que ocorreu nesta quarta-feira e continua nesta quinta (18), está sendo realizada no Complexo Social Iracema Marques, pela manhã, nos dois dias.
“Esta capacitação tem como objetivo sensibilizar os profissionais sobre os desafios e impasses da atuação na área, aprimorar conhecimentos, fortalecer as equipes e promover a reflexão sobre práticas e conceitos teóricos voltados à socioeducação e ao cuidado integral das crianças e adolescentes acolhidos”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Santiago Guimarães.
Vale ressaltar que o processo de formação terá continuidade com ações de supervisão que ocorrerão nas instituições de acolhimento, nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, com encontros de quatro horas de duração em cada unidade, totalizando 12 horas de capacitação por instituição.
Confira, abaixo, a programação das atividades:
Formação
Datas: 17 e 18 de setembro 2025, das 8h às 12h
Local: Complexo Social Iracema Marques (rua Varginha, 149 – Daniel Fonseca)
Supervisão
Datas: 8, 9, 29 e 30/10, 05 e 6/11 e 3 e 4/12/2025
*Sendo quatro horas em cada instituição
Instituições
Casa de Amparo Infantil (Carol)
Instituição de Acolhimento Fundação Maçônica
Missão Sal da Terra Unidade I (Masculino)
Missão Sal da Terra Unidade II (Feminino)
Núcleo Servos Maria de Nazaré
Módulos
1 – A infância, a adolescência e o adolescente no Brasil
2 – O educador e o adolescente
3 – A rotina do abrigo com a criança e o adolescente
4 – O trabalho com as crianças e os adolescentes, suas famílias e a rede socioassistencial
5 – A saúde mental da criança e do adolescente nos serviços de acolhimento