Ao som da Banda Municipal, em plena praça Cícero Macedo, a Biblioteca Municipal encerrou a programação especial de contação de histórias em comemoração ao aniversário de Uberlândia. A celebração teve um público de cerca de 120 alunos do 4º e 5º anos da Escola Estadual Enéas Oliveira Guimarães. Na manhã desta sexta-feira (30), a população que transitava pelo bairro Fundinho e parou para acompanhar o espetáculo. A atividade promovida pela Secretaria Municipal de Cultural integrou a programação comemorativa dos 131 anos de Uberlândia.
Desde a última segunda-feira (26), cerca de 900 crianças embarcaram na magia da literatura, conduzidas por histórias que contemplou um autor e uma temática diferente a cada dia. Participaram estudantes da Escola Municipal Iracy Andrade Junqueira; Emei Custódio Pereira; Escolas Estaduais Bom Jesus, Hercília Maria Resende e Enéas Oliveira Guimarães; e Colégio Batista.
“Essa semana foi muito especial e cultural, tivemos a parceria com várias que nos prestigiaram com quase mil crianças, ouvindo contação de história sobre Uberlândia, inclusão social, assuntos geográficos e etc”, destacou a coordenadora de atividades culturais da Biblioteca Municipal, Silvia Gratão.
A diretora da Escola Estadual Enéas Oliveira Guimarães, Lais Maia, reconheceu a riqueza de os estudantes conhecerem a biblioteca e participarem da contação de diferentes histórias. “Esse trabalho agrega muito, pois trabalhamos na escola as aulas de literatura e na nossa biblioteca. Estar em contato com pessoas e histórias diferentes na Biblioteca Municipal vai somar muito para a trajetória deles”, afirmou.

Composta por 50 músicos, a Banda Municipal uniu instrumentos de percussão, sopro e cordas para oferecer um repertório que animou quem estava na praça Cícero Macedo. Entre as releituras, os músicos apresentaram Luiz Gonzaga, Gabriel Diniz, A-ha, o Hino Municipal de Uberlândia e muito mais.
“Entendemos como fundamental nossa participação junto com a Biblioteca nesse evento maravilhoso, um incentivo à leitura, uma arte tão esquecida nos tempos atuais. É muito importante para nós somarmos nesse evento de comemoração dos 131 anos de Uberlândia”, disse o diretor da Banda Samuel Borges dos Santos.