Após a entrega do Pátio de Compostagem, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) segue avançando em projetos de sustentabilidade e na meta de reduzir o envio de resíduos ao aterro sanitário. A nova iniciativa foca na coleta e separação do vidro, ampliando as possibilidades da reciclagem no município.
Em parceria com a Associação Multissetorial de Usuários de Bacias Hidrográficas (ABHA), por meio do Chamamento Público 01/2024, serão investidos R$ 2,1 milhões em ações estratégicas: a construção de um galpão e de uma balança de pesagem, a entrega de 130 pontos de entrega voluntária (PEVs), a aquisição de uma retroescavadeira e a implantação de um pátio de triagem e transbordo, que ficará no Galpão de Triagem do bairro Jardim Brasília, onde atualmente trabalha a Cooperativa de Recicladores de Uberlândia (Coru).
A construção da balança e a entrega dos PEVs devem ser concluídas até o fim da próxima semana, enquanto o pátio de triagem e transbordo de triagem já está em fase de licitação.
Paralelamente, o Dmae também investirá recursos próprios na instalação de outras duas balanças de pesagem. O objetivo é fortalecer a coleta seletiva promovendo melhorias na gestão dos dados, e assim, diminuir o impacto ambiental do descarte inadequado no aterro sanitário e fomentar a economia circular, garantindo renda e melhores condições de trabalho aos catadores parceiros das associações e entidades do setor.
Segundo o coordenador da Gerência de Gestão de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa, a iniciativa reforça o compromisso da autarquia e do prefeito Paulo Sérgio com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de Uberlândia. “Esses projetos representam mais uma ação do poder público em prol do meio ambiente. Com investimentos em infraestrutura e apoio aos cooperados, conseguimos ampliar a reciclagem, gerar renda e oferecer soluções que reduzem os impactos ambientais na nossa cidade”, destacou.
Até junho deste ano, das 3 mil toneladas de resíduos destinados à reciclagem, 10,77%, ou seja, 325,7 toneladas, eram de vidro, recolhidos por meio da coleta seletiva do Dmae, cooperativas e associações.