Uberlândia foi premiada pelo Selo Connected Smart Cities (CSC), no Cidade CSC. O município recebeu, nesta última quarta-feira (24), o Selo Ouro na categoria “Ecossistemas de Inovação” por seu destaque na gestão e fortalecimento do ecossistema de inovação local. O ranking é desenvolvido pela Urban Systems e visa incentivar boas práticas de governança, além de direcionar estratégias para impulsionar a inovação.
No evento, realizado na cidade de São Paulo, Uberlândia esteve representada pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves, e de Gestão Estratégica, Lívia Mendes.
A categoria “Ecossistemas de Inovação” é definida com base na avaliação do nível de envolvimento das cidades em cinco dimensões autodeclaradas, sendo: políticas e estratégias de inovação; participação e colaboração das hélices; transparência e acesso à informação; cultura de inovação; e ambientes e resultados de inovação.

Na classificação geral do país, Uberlândia subiu cinco posições, chegando à 39ª posição no Ranking Connected Smart Cities 2025. “Os resultados mostram que temos conseguido atingir metas antes distantes. São conquistas a serem celebradas, mas que nos dão uma responsabilidade a mais para continuar avançando. Uberlândia tem se estruturado, dia após dia, numa cidade inteligente e inovadora, ambiente de oportunidades e aberta ao desenvolvimento”, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves.
Cidades Inteligentes
Uberlândia também se destacou ao conquistar o Selo Bronze na categoria “Cidades Inteligentes” pelas boas práticas e inovação em gestão urbana. A categoria avalia o desempenho das cidades em seis dimensões, que combinam informações autodeclaradas e resultados das últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.