A Prefeitura de Uberlândia participou nesta semana, a convite do Tribunal de Contas da União (TCU), do seminário ‘Sustentabilidade do SUS’ com a apresentação do projeto piloto referente à linha de cuidado do câncer de cólon e reto na rede municipal de saúde. O município foi representado pelo secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, durante a mesa de discussão “Boas Práticas que viabilizam a sustentabilidade do SUS”. O seminário ‘Sustentabilidade do SUS’ acontece nos dias 29 e 30 de setembro, em Brasília (DF).
Realizado pelo TCU, em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), o evento tem como público-alvo usuários, trabalhadores, gestores e auditores do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como servidores e membros de instituições de controle. O objetivo é promover o debate e a troca de experiências sobre a sustentabilidade econômica e a eficiência do sistema, buscando soluções que contribuam para o fortalecimento do SUS.
O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e apresentado no seminário consiste em qualificar o acesso a exames e consultas para pacientes com suspeita ou confirmação do câncer de cólon e reto, agilizar as filas e reduzir o tempo de espera, além de fortalecer a longitudinalidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde, assegurando o acompanhamento contínuo e integral de pessoas com suspeita ou diagnóstico de doenças intestinais, em especial o câncer colorretal. “A iniciativa contribuiu para uma significativa redução nas solicitações de colonoscopia, ao mesmo tempo em que ampliou o acesso de forma mais ágil, humanizada e eficiente, favorecendo a detecção precoce e o tratamento oportuno do câncer colorretal”, destacou o secretário Adenilson Lima.