Com a proximidade do período chuvoso, a Prefeitura de Uberlândia, seguindo diretriz do prefeito Paulo Sérgio, está colocando em prática um conjunto de ações preventivas voltadas para minimizar os impactos das chuvas em regiões mais vulneráveis da cidade. Nos próximos dias, as equipes do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atuarão nos bairros Élisson Prieto e em parte do Morumbi, áreas que historicamente sofrem com as chuvas. As atividades tiveram início nesta quinta (2) e continuarão nesta sexta-feira (3), com a distribuição de panfletos educativos de casa em casa no bairro Morumbi.
O material, elaborado pelo Dmae, orienta a população sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos, de forma a impedir que lixo, entulhos e materiais de construção sejam descartados de forma irregular, alcançando bocas-de-lobo e grelhões. O descarte correto contribui diretamente na redução de riscos de entupimentos, transbordamentos e alagamentos, além de combater focos de proliferação de vetores, como mosquitos e roedores, que encontram nesses locais um ambiente propício durante o período chuvoso.
Na sequência, nos dias 6 e 7 de outubro, será realizado um grande mutirão de limpeza coordenado pelo Dmae e pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A operação contemplará a desobstrução de bocas-de-lobo, grelhões e áreas verdes, além da retirada de lixo, entulhos e restos de materiais de construção. No bairro Élisson Prieto, onde há maior demanda, a ação será reforçada com a coleta de mobiliário e resíduos de grande porte disponibilizados pelos moradores em frente às residências e estabelecimentos comerciais.
“Esse trabalho é fundamental para preparar a cidade para o período chuvoso. Estamos atuando de forma preventiva, somando forças com outras secretarias e contando com a colaboração da população para reduzir os impactos das chuvas, especialmente em regiões que historicamente sofrem mais com a força das águas”, destacou o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda.
Para garantir maior efetividade no serviço, serão empregados caminhões, tratores e retroescavadeiras, permitindo a remoção de materiais em maior escala. De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, o esforço conjunto tem como meta reduzir pontos críticos de alagamento e preservar a segurança e o bem-estar da população local.