A Prefeitura de Uberlândia apresentou, nesta terça-feira (7), o Plano Integrado de Ações e Prevenção aos Impactos Climáticos. A iniciativa é pautada pela cartilha do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2025/2026, que traz estratégias de prevenção e mitigação a serem adotadas no município durante o período chuvoso, com orientações à população. A elaboração das ações é baseada, sobretudo, na contenção de danos que afetam a avenida Rondon Pacheco.
O Plano leva em conta contribuições, por exemplo, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec), de representantes das secretarias municipais, autarquias, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, da 9ª Região de Defesa Civil (9ª Redec/PMMG) e demais órgãos de segurança e instituições.
“Uma das prioridades do nosso governo é reduzir os impactos causados pelas chuvas nos pontos comumente afetados, com destaque para a avenida Rondon Pacheco. Para tanto, temos, desde o início da gestão, voltado atenção para projetos e ações que possam contribuir com as melhores obras e tomadas de decisão. Esse é um movimento que envolve não só a administração municipal, como a sociedade de forma geral”, considerou o prefeito Paulo Sérgio.
Confira, a seguir, as principais ações propostas por cada secretaria municipal envolvida, que buscam colaborar com a redução dos impactos causados pelas chuvas na via:
· Segurança Integrada
A Secretaria Municipal de Segurança Integrada disponibilizará QR Codes em estabelecimentos comerciais localizados ao longo da avenida Rondon Pacheco e em demais áreas de risco da cidade. Ao fazer a leitura do código pelo celular, o cidadão encontrará orientações necessárias sobre atitudes corretas para evitar acidentes em decorrência das chuvas:
Ø Áreas de risco: contendo a relação de áreas de risco do município;
Ø Monitor da chuva: será apresentada uma tabela, com todos os bairros da cidade, onde há estações meteorológicas que mostrarão os locais com incidência de chuvas e o volume, nas cores verde (chuva fraca), amarelo (moderada) e vermelho (intensa);
Ø Orientações importantes para sua segurança: serão disponibilizados vídeos com orientações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com dicas sobre onde parar o veículo, como proceder caso esteja ilhado dentro do automóvel, como sair do carro em segurança, como agir caso fiação energizada caia sobre o veículo, o que fazer caso veja uma pessoa ilhada no meio da enxurrada, agarrada numa árvore, por exemplo;
Ø Telefones de emergência: local onde poderão ser conferidos 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil), por exemplo.
· Settran
Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), serão instalados 10 painéis de mensagens variáveis (PMVs) com avisos referentes às chuvas, além de informações sobre segurança viária e de utilidade pública. Os painéis ficarão distribuídos nos dois sentidos da via, sendo cinco em cada lado. Após as instalações pela pasta, os painéis serão operacionalizados pela Secretaria Municipal de Segurança Integrada.
· Infraestrutura e Dmae
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) adotarão ações a fim de solucionar, de modo integrado e escalonado, os problemas de drenagem no município. Para tanto, serão utilizadas tecnologias adequadas por meio da atuação de profissionais especializados. As obras de drenagem pluvial visam impacto a curto, médio e longo prazos, incluindo:
Ø Sistema de gestão integrada do sistema viário;
Ø Reestruturação e modernização do sistema de drenagem;
Ø Construção de seis represas ao longo do Córrego Lagoinha, estando localizadas na: bacia do Lagoinha, à montante da avenida Jaime de Barros e das ruas Vasco Mascia, Saldanha Marinho e Benjamin Alves Santos. E ao longo do Córrego Mogi, à montante da alameda Padre Manoel da Costa e da avenida Antônio Francisco Lisboa;
Ø Projetos de amortecimento de cheias para as avenidas Rondon Pacheco, Anselmo Alves dos Santos e Professora Minervina Cândida de Oliveira;
Ø Elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.
O Plano também implementará ações como: instalações de 16 câmeras de monitoramento e de avisos sonoros (sirenes) ao longo da avenida Rondon Pacheco; mudança de layout das placas instaladas na via; colocação de placas informativas em vias de acesso à Rondon Pacheco; e mutirão de limpeza em pontos estratégicos.