A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Escola de Governo da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, assinou, nesta terça-feira (14), termo de cooperaçãopara lançamento do projeto “Conecta UFU-PMU”. Participaram da cerimônia, realizada no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Paulo Sérgio, a secretária municipal de Gestão Estratégica, Lívia Mendes, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, demais secretários municipais, diretores municipais e pró-reitores da universidade. O projeto, que já conta com etapas prévias desenvolvidas, visa realizar atividades compartilhadas para pesquisa e inovação, estimular a participação da comunidade acadêmica na construção de soluções para o setor público e promover o intercâmbio de conhecimentos.
“Por meio desta parceria, a Prefeitura apresenta desafios e problemas reais enfrentados pela administração municipal para análise e proposição de soluções pelos estudantes. É um projeto que envolve alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado da UFU. Esperamos, ainda, conectar o meio acadêmico com sugestões que possam contribuir com o funcionamento do poder público”, explicou o prefeito Paulo Sérgio.
Para a execução do “Conecta UFU-PMU”, aPrefeitura de Uberlândia fornecerá os dados e subsídios necessários para contextualização dos problemas e acompanhará o desenvolvimento das propostas, para posterior aplicação prática, como em trabalhos de conclusão de curso (TCC), projetos de extensão, dissertações, teses ou pesquisas aplicadas.

Dentro do projeto, já foram apresentados e priorizados 72 desafios estratégicos pela gestão pública à universidade, dos quais, até o momento, 56 tiveram inscrições para proposição de soluções. O “Conecta UFU-PMU” está divido nas seguintes etapas, consecutivamente:
· Estruturação institucional: acordo de cooperação técnica. Desafios Municipais;
· Seleção e planejamento:inscrição do desafio. Plano de Trabalho;
· Alinhamento estratégico: alinhamento e validação do Plano de Trabalho;
· Execução do projeto: desenvolvimento dos projetos acadêmicos;
· Resultados e encerramento: apresentação formal dos resultados. Consolidação, avaliação de impacto e encerramento.
“É um projeto que auxilia o poder público na resolução das dificuldades no âmbito do município. Nessa parceria entre universidade e Prefeitura, estamos impactando em melhorias na vida da nossa população. A academia e o poder público têm que dar as mãos, e o prefeito Paulo Sérgio, juntamente com a gestão da universidade, tem essa disposição, em dar as mãos”, definiu o reitor da UFU, Carlos Henrique.