A equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Futel, CDDU e Praia Clube – se destacou no Campeonato Mundial de Halterofilismo Paralímpico defendendo a seleção brasileira, ao conquistar três medalhas na categoria individual: prata com Tayana Medeiros (que bateu o recorde das Américas na categoria até 86 kg), bronze de Lara Lima (na categoria até 41 kg) e bronze com Marco Túlio Cruz (recorde das Américas na categoria até 49 kg). No feminino por equipe Lara Lima, Tayana Medeiros e Mariana D Andrea garantiram a medalha de ouro para o Brasil, com 31,94 pontos. Na disputa por equipe mista, Marco Túlio Cruz, Gustavo Amaral e Maria de Fátima ficaram em 4º lugar.
A competição foi realizada na cidade do Cairo, no Egito, entre sexta-feira (11) e este sábado (18). A seleção brasileira de halterofilismo foi representada por 25 paratletas de 12 estados, sendo que o maior número de representantes foi Minas Gerais, com 7 paratletas, todos de Uberlândia.
Além dos medalhistas, a equipe Futel/CDDU/Praia Clube também foi representada por Caroline Fernandes (5º lugar na categoria até 79 kg), Edilândia Araújo (4º lugar na categoria acima de 86 kg), Mateus Assis (7º lugar na categoria até 107 kg) e Valéria Santos (15º lugar na categoria até 86 kg). Os paratletas foram acompanhados pelo treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
“Este excelente desempenho demonstra o empenho e dedicação dos paratletas, além da qualidade do trabalho desenvolvido, diariamente, pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel e seus parceiros. Estamos muito felizes com os resultados e parabenizamos toda equipe”, ressaltou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

“A equipe é merecedora de resultados tão expressivos. O trabalho que é feito, diariamente, em todas as modalidades paralímpicas faz a diferença no momento de competir. Aqui todos pegam muito pesado e se preparam bem para obter os melhores resultados”, disse Fernanda Costa, diretora de paradesporto da Futel

Resultados do Mundial de Halterofilismo – Cairo, Egito – 2025
Atletas e Desempenhos Individuais:
- Lara Lima – Categoria até 41 kg
o Melhor levantamento: 107 kg
o 3º lugar no Best Lift
o 5º lugar no somatório - Caroline Fernandes – Categoria até 79 kg
o Melhor levantamento: 127 kg
o 5º lugar no Best Lift
o 11º lugar no somatório - Tayana Medeiros – Categoria até 86 kg
o Melhor levantamento: 147 kg
o 2º lugar no Best Lift
o 22º lugar no somatório - Valeria Santos – Categoria até 86 kg
o Melhor levantamento: 106 kg
o 18º lugar no Best Lift
o 18º lugar no somatório - Edilândia Araújo – Categoria acima de 86 kg (+86 kg)
o Melhor levantamento: 148 kg
o 4º lugar no Best Lift
o 2º lugar no somatório - Marco Tulio Cruz – Categoria até 49 kg
o Melhor levantamento: 177 kg
o 3º lugar no Best Lift
o 1º lugar no somatório - Mateus Assis – Categoria até 107 kg
o Melhor levantamento: 215 kg
o 8º lugar no Best Lift
o 10º lugar no somatório
Resultados por Equipes
• Campeãs Mundiais por Equipe Feminina:
o Lara Lima
o Tayana Medeiros
• 4º lugar por Equipe Mista:
o Marco Tulio Cruz