Com o objetivo de agilizar a liberação de alvarás para a realização de eventos como shows e festas na cidade e garantir mais eficiência na administração municipal, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Processamento de Dados Uberlândia (Prodaub), conta, agora, com uma nova modalidade de tramitação de processo eletrônico simultâneo. Antes da implantação do novo sistema, o tempo médio de análise de solicitações era de 25 dias. Com a novidade, o prazo caiu para sete dias, garantindo celeridade, economia de recursos púbicos e redução da burocracia. Somente em 2025, os processos relacionados a eventos sociais já somam 616 pedidos protocolados na Prefeitura.
Atualmente, o Protocolo Online da Prefeitura de Uberlândia oferece aos contribuintes 127 tipos de assuntos disponíveis para solicitações. O sistema também atende demandas específicas de autarquias municipais como o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com mais 105 assuntos, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Uberlândia (Ipremu), com outros 15 e a Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Uberlândia, com mais 52 tipos de assuntos.
A nova modalidade representa um avanço na gestão pública municipal pois possibilita que diferentes secretarias municipais e setores das pastas realizem, simultaneamente, suas análises de forma paralela, sem a necessidade de aguardar o trâmite sequencial. Com o novo sistema, quando o cidadão ou a empresa quiser, por exemplo, realizar um evento público protocolará o pedido de liberação de alvará para o mesmo e receberá da Prefeitura um número de protocolo. Internamente, o setor de Protocolo, da Secretaria Municipal de Administração, fará, simultaneamente, a distribuição do processo para as secretarias municipais envolvidas. Em seguida, cada uma das pastas fará, também de forma simultânea, a análise para decidir pela liberação ou não do alvará para a realização do evento. E o cidadão poderá acompanhar o andamento processual pelo Protocolo Online da Prefeitura, utilizando o número do protocolo que ele recebeu no ato da solicitação.
Essa mudança resulta em modernização da gestão, redução significativa no tempo de processamento e de respostas para os pedidos de liberação de alvarás e mais eficácia na administração municipal, reforçando o compromisso do prefeito Paulo Sérgio em promover melhorias contínuas na oferta de serviços da Prefeitura de Uberlândia à população. Além da agilidade, o novo sistema traz benefícios diretos com a economia de recursos humanos e materiais. Com menos dependência de papéis e fluxos presenciais, a Prefeitura reduz deslocamentos internos e gastos com impressões, além de otimizar a utilização das equipes, liberando os servidores para a execução de outras atividades estratégicas.