A Prefeitura de Uberlândia segue abrindo horizontes para atrair mais investimentos e promover o município em âmbito global. Desta vez, o prefeito Paulo Sérgio representará a cidade em visita à China, para participar do evento “Xangai 2025 – Conexões Internacionais para Negócios”. Na Ásia, entre os dias 3 e 7 de novembro, o chefe do Executivo municipal buscará ampliar as conexões internacionais com investidores e empresários a fim de fomentar o desenvolvimento de Uberlândia.
Junto à comitiva do Governo de Minas e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), responsável por organizar a expedição, o chefe do Executivo municipal participará de imersões de networking, negócios e investimentos. “Será uma oportunidade de ampliarmos nossa relação com investidores internacionais e nossas trocas comerciais com a China, que é referência mundial no mercado. Ao mesmo tempo, teremos acesso a debates sobre o futuro do comércio, da inovação e tecnologia. Nosso esforço é pela atração de negócios e empregos que gerem mais oportunidade e renda para quem vive aqui. Isso conecta todo nosso trabalho que é feito nas áreas de educação, social e formação profissional”, contou o prefeito Paulo Sérgio.
Visitas a grandes empresas chinesas, com expectativa de prospecção para Uberlândia, também estão agendadas.
Dentro da agenda preliminar a ser cumprida na China, o prefeito participará:
· 2 de novembro (domingo): visita à empresa Alibaba, em Hangzhou.
· 3 de novembro (segunda-feira): agenda em programação executiva (curso de negócios em universidade chinesa);
· 4 de novembro (terça-feira): Brazil China Business Fórum;
· 5 de novembro (quarta-feira): visitas técnicas;
· 6 de novembro (quinta-feira): visita à Feira China Int’l Import Expo 2025 (CIIE);
· 7 de novembro (sexta-feira): visita a Zhoukou, cidade-amiga de Uberlândia.
Prospecção de investimentos
Desde o início de 2025, sob nova gestão, o Município tem buscado novos acordos, capacitações, projetos e investimentos em outros países e continentes para serem aplicados em Uberlândia. Em fevereiro, o chefe do Executivo municipal esteve na Inglaterra em busca de prospectar soluções inovadoras de sucesso a serem aplicadas no trânsito da cidade.
Em maio, a Prefeitura de Uberlândia foi representada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves, na cidade de Zhoukou, situada na província de Henan, no centro-leste da China, ocasião da assinatura do memorando de “Cidade Amiga”. No mesmo mês, o chefe do Executivo municipal visitou os Estados Unidos e, na capital Washington, apresentou projeto para financiamento de obras públicas junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visando a realização de obras públicas em Uberlândia.
Já em sua última agenda internacional, em junho, o prefeito Paulo Sérgio esteve no Japão, onde participou da Expo Osaka 2025, da ‘Brazil Japan Business Forum’ e de visitas técnicas a empresários do país asiático. Também nesta oportunidade, aproveitou para, junto ao Governo de Minas, garantir a participação ativa da Cemig na consolidação da vinda da americana RT-One para a Uberlândia, resultando no que viria a ser anunciado como a escolha da segunda maior cidade de Minas para receber o primeiro Data Center de IA do Sudeste do Brasil.