A Prefeitura de Uberlândia realizou, na tarde desta quinta-feira (23), o 1º Fórum BIM de Uberlândia. O evento, que ocorreu no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, marca uma nova fase do Laboratório BIM de Uberlândia (Lab BIM UDI), uma iniciativa inédita no Triângulo Mineiro que reforça o protagonismo do município na adoção da metodologia Building Information Modeling (BIM) como política pública permanente, reforçando o compromisso do prefeito Paulo Sérgio com a inovação e modernização.
Presente no evento, o prefeito Paulo Sérgio destacou que o investimento em inovação tem sido uma das marcas permanentes da atual gestão municipal. “Em todas as áreas da administração pública temos investido em inovação tecnológica para oferecer serviços mais eficientes à população. O Lab BIM UDI é um exemplo concreto desse compromisso, pois representa um salto na forma de planejar e executar obras públicas com mais transparência, sustentabilidade e economia. Seja na educação, saúde ou no planejamento urbano, nossa prioridade é tornar Uberlândia uma cidade cada vez mais inteligente e preparada para o futuro”, observou.
Realizado pela Prefeitura de Uberlândia, em parceria com o Conselho Regional de Arquitetura (Crea-MG),Associação de Engenheiros de Uberlândia (Asseng) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Fórum contou com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade de Uberaba (Uniube), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e da Hello BIM.
Com o objetivo de consolidar Uberlândia como referência em inovação e eficiência na aplicação de tecnologias digitais em obras públicas, o 1º Fórum BIM de Uberlândia reuniu profissionais de arquitetura e engenharia, gestores públicos, representantes de entidades de classe e empresas de tecnologia, além de acadêmicos, em um espaço de debate e integração sobre a implementação do BIM na gestão pública e no setor produtivo.
Para a secretária municipal de Planejamento Urbano, Roberta Braga, com o evento realizado nesta quinta-feira (23), Uberlândia e a Prefeitura reafirmam sua posição de destaque em inovação da gestão pública. “O Fórum BIM e o Laboratório BIM de Uberlândia simbolizam nosso compromisso em tornar a cidade cada vez mais moderna, sustentável e inteligente”, afirmou.
Recomendada pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133), a metodologia BIM aprimora as práticas de criação de projetos e execução de obras públicas e serviços de engenharia, com uma estrutura de trabalho moderna e inovadora, que reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de obras. Dessa forma, é possível tornar os projetos mais eficientes, ajudando a criar espaços públicos mais inteligentes, resilientes e acessíveis.

Palestras e painéis de discussão
O 1º Fórum BIM de Uberlândia, realizado nesta quinta (23), contou com a realização de palestras e painéis de discussão. No primeiro momento, o Auditório Cícero Diniz recebeu as palestras: Panorama do mercado BIM e tendências para o futuro da construção digital, ministrada por Rogério Suzuki; Cenário do BIM no Brasil: políticas públicas, desafios e evolução da metodologia, com a palestrante Fernanda Machado; e Integração entre projeto, obra e gestão digital: fluxos de construção inteligentes, com o palestrante Rayane Rezende. No segundo momento, aconteceram os painéis de discussão: Pesquisa acadêmica e sustentabilidade no BIM, mediado por André L. Araújo (UFU); Experiências com BIM Digital Twin, IoT e Inteligência Artificial, mediado por Gerson Lima (CGW); Aplicação do BIM em obras privadas e corporativas, mediado por Paulo Roberto Resende (Grupo Arcis); e Consultorias e formação técnica no avanço do BIM no setor público, mediado por Laura Machado (Hello BIM).
Laboratório BIM
O Laboratório BIM de Uberlândia (Lab BIM UDI) tem a missão de promover a modernização da gestão pública por meio da tecnologia e do conhecimento compartilhado. A nova fase do laboratório, que funcionará em uma estrutura cedida pelo Crea-MG, localizado na avenida Anselmo Alves dos Santos, 1.240, no bairro Santa Mônica, anunciada nesta quinta (23) e que terá o atendimento iniciado e divulgado em breve, será um centro permanente de capacitação, desenvolvimento de projetos colaborativos e oficinas práticas.
A nova fase do Laboratório BIM de Uberlândia é uma continuidade do processo de implantação da metodologia BIM, iniciada pela Prefeitura de Uberlândia em 2024. A iniciativa envolveu o mapeamento dos fluxos de trabalho, treinamento de equipes e a estruturação das bases para aplicação do BIM em projetos públicos. A nova etapa do laboratório representa a evolução natural desse processo, ampliando sua aplicação nos setores de projetos, licenciamentos e execução de obras públicas, consolidando o BIM como política pública e estimulando a cultura de inovação no ecossistema da construção civil regional.
A presidente do Comitê BIM, Wanessa Thomaz, apontou a criação do Laboratório BIM UDI como um marco da administração pública e destacou sua importância para o setor de construção civil. Também pontuou que essa nova fase da estrutura reforça o compromisso da atual gestão municipal com a modernização dos processos e a integração entre o poder púbico, universidades e o setor produtivo. “A ampliação do Lab BIM UDI (nova fase) representa um marco para Uberlândia e toda a região. O laboratório permitirá capacitações, inovações e integrações entre os diversos setores sociais, fortalecendo a cultura BIM e promovendo a eficiência da gestão pública”, disse.