A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município recebeu a confirmação prévia, por meio de um primeiro exame realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), do que seriam os dois primeiros casos positivos de sarampo de 2025 em duas crianças, do sexo feminino e menores de quatro anos, residentes na cidade e atendidas pela rede municipal de Saúde. Os casos ainda são tratados como suspeitos pelo órgão estadual, responsável por analisar a doença infecciosa, que optou por fazer mais um teste de rechecagem para validar definitivamente a situação.
Mesmo assim, como ação preventiva e considerando a atenção à nova incidência de sarampo nas Américas e em outros Estados do Brasil, como Rondônia e Tocantins, a pasta municipal adotará ações para evitar o reaparecimento de novos casos na cidade, que recebe alto fluxo de migração ao ser uma localidade de transição entre regiões brasileiras. São elas:
· Bloqueio vacinal direcionado aos casos suspeitos, incluindo conviventes e profissionais de saúde que atenderam aos casos;
· Intensificação na busca ativa e vacinação de aproximadamente 3,6 mil crianças menores de quatro anos que estejam com a tríplice viral em atraso.
Atualmente, a taxa de cobertura da vacina tríplice viral em Uberlândia, que protege contra (Sarampo, Caxumba e Rubéola), é de 89,41% para a 1ª dose e 82,26% para a 2ª dose. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% e, portanto, o Município, além das ações, convoca os pais a levarem seus filhos para vacinarem nos mais de 70 pontos de vacinações espalhados pela cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça, mais uma vez, que, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza constantemente o monitoramento da circulação do vírus e incursões de busca ativa para proteção individual e coletiva, levando em conta, novamente, o alto fluxo de passagem de pessoas pela cidade.