Paratletas de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) encerraram sua participação no Parapan 2019 com a conquista de dez medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze. A competição foi disputada em Lima, no Peru, entre os dias 23 de agosto e 1° de setembro. O Brasil ficou em primeiro lugar ao conquistar 308 medalhas (124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes) e obter a melhor campanha de todos os tempos em Parapan-Americanos, ultrapassando o recorde do México, quando havia conquistado 307 medalhas em 1999.
As medalhas conquistadas por atletas da CDDU/Futel foram: a prata de Lara Ferreira na categoria até 41 kg do halterofilismo; a prata de Luciano Dantas na categoria de até 59 kg do halterofilismo; o bronze de Amanda Sousa na categoria até 73 kg do halterofilismo; o bronze de Rodrigo Marques na categoria combinada de 88 kg e 97 kg do halterofilismo; além do bronze de Mateus Silva na categoria 107 kg do halterofilismo. Houve ainda duas medalhas conquistadas por Mateus Carvalho e seu Calheiro Oscar Carvalho, que conseguiram o bronze na bocha individual e o ouro na bocha por equipe.

Já as conquistas da equipe Aparu Futel foram: ouro de Mauro Evaristo de Sousa no arremesso do peso F63; ouro de Rodrigo Parreira no salto em distância; além da prata de Rodrigo Parreira nos 100 metros rasos;

Outros atletas
Também de Uberlândia, paratletas do Praia Clube conquistaram 17 medalhas nas provas de natação no Parapan. Foram seis de Vanilton Nascimento Filho (ouro no revezamento 4 x 100 medley, ouro no revezamento 4 x 100 livre, ouro nos 100 metros borboleta, prata nos 100 metros livre, bronze nos 400 metros livre e bronze nos 50 metros livre); sete de Laila Garcia (ouro nos 100 metros peito, ouro nos 200 metros medley, prata no revezamento 4 x 100 medley, prata nos 50 metros livre, prata nos 100 metros livre, bronze nos 400 metros livre e bronze no revezamento 4 x 100 livre) e quatro de Guilherme Batista Silva (prata nos 100 metros peito, prata nos 400 metros livre, bronze nos 50 metros livre e bronze nos 200 metros medley).
Com isso, somando CDDU/Futel, Aparu/Futel e Praia Clube, Uberlândia faturou um total de 27 medalhas, o que corresponde a 8,77% das medalhas conquistadas pelo Brasil neste Parapan.
Confira os medalhistas representantes das associações parceiras da Futel
-Mauro Evaristo de Sousa (Aparu/Futel) – ouro no arremesso do peso F63
– Rodrigo Parreira (Aparu/Futel) – ouro no salto em distância
– Rodrigo Parreira (Aparu/Futel) prata nos 100 metros rasos
– Lara Ferreira (CDDU/Futel) – prata na categoria até 41 kg do halterofilismo
– Luciano Dantas (CDDU/Futel) – prata na categoria de até 59 kg do halterofilismo
– Amanda Sousa (CDDU/Futel) – bronze na categoria até 73 kg do halterofilismo
– Rodrigo Marques (CDDU/Futel) – bronze na categoria combinada de 88 kg e 97 kg do halterofilismo
– Mateus Silva (CDDU/Futel) – bronze na categoria 107 kg do halterofilismo
– Mateus Carvalho e Oscar Carvalho (CDDU/Futel) – bronze na bocha individual
– Mateus Carvalho e Oscar Carvalho (CDDU/Futel) – ouro na bocha por equipe
Obs: O atleta da bocha Mateus Carvalho e o Calheiro Oscar Carvalho desembarcam em Uberlândia nesta terça-feira (3), às 10h05
Os halterofilistas e integrantes da comissão técnica chegam a Uberlândia na quarta-feira (4), às 10h05