A Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, e a Delegacia da Receita Federal do Brasil, sede de Uberlândia, se uniram na realização do “1º Concurso de Vídeo – Receita para o Futuro”. A iniciativa culminou com a produção de vídeos educativos, por grupos de estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino, sobre o tema “A importância social dos tributos e da Administração Tributária e Aduaneira para o país”. Os vídeos estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Uberlândia e a comunidade em geral pode avaliar, votar e eleger os melhores até o dia 5 de novembro.
O resultado final será divulgado no dia 10 de novembro, no Portal da Prefeitura de Uberlândia. Todos os estudantes e professores dos três grupos melhores classificados receberão um aparelho smartphone e visitarão a sede, em Uberlândia, da Delegacia da Receita Federal do Brasil. As escolas dos grupos vencedores receberão um tablet. A entrega dos prêmios está prevista para o dia 13 de novembro, no auditório do Centro Administrativo Municipal.
O concurso promove, junto à comunidade escolar, a educação fiscal, conscientiza sobre tributos e cidadania e sensibiliza a sociedade sobre sustentabilidade fiscal e responsabilidade socioeconômica. Ele também amplia a compreensão sobre a função socioeconômica dos tributos e a importância do cumprimento das obrigações fiscais.
Cada grupo participante contou com no mínimo três e no máximo cinco estudantes e um professor coordenador, que estabeleceram um tema específico para os vídeos, alinhados à proposta principal. O material respeitou os critérios de adequação linguística, impacto visual, capacidade de propagação da mensagem de educação fiscal, coerência entre as imagens e os conteúdos exibidos, clareza e compatibilidade do conteúdo com o tema proposto, criatividade, originalidade e qualidade de imagem e de som, além de áudio com legenda descritiva.
A primeira etapa do processo de classificação aconteceu em setembro, quando foi feita a seleção dos vídeos. Em seguida, em outubro, aconteceu a escolha para a fase final. Foram enviados 22 vídeos pelas escolas e selecionados seis. Em cada etapa foi constituída uma comissão julgadora.
Escolas finalistas
– Escola Municipal do Bairro Shopping Park
– Escola Municipal Dr. Joel Cupertino Rodrigues
– Escola Municipal Professor Eurico Silva (concorre com dois vídeos)
– Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho
– Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez
 
 
											 
								 
								 
								 
								