Uberlândia tem se consolidado, cada vez mais, como uma cidade polo na atração de investimentos, sobretudo, de origem internacional. De janeiro até agora, o Município já recebeu anúncios que somam mais de R$ 13,4 bilhões em investimentos privados, dos quais R$ 7,3 bi são recursos oriundos de empresas multinacionais que atuam em diversos setores. O empenho da gestão municipal em abrir as portas para o mercado global é reforçado por ações que envolvem missões internacionais, incluindo, algumas como a presença do prefeito Paulo Sérgio, que, nesta semana, por exemplo, está na China no intuito de angariar novos investimentos para a cidade. A visita do chefe do Executivo Municipal objetiva, neste novo momento das relações mundiais, focado na inovação e tecnologia, a diversificação econômica e a oferta de novas oportunidades de emprego e renda à população.
“Queremos que Uberlândia seja a porta de entrada do Brasil. O intuito da nossa gestão é fortalecer ainda mais a economia e consolidar o município como um dos principais hubs de desenvolvimento econômico e tecnológico do país. Temos trabalhado nesse sentido, de atrair novos investimentos e facilitar a chegada de empreendimentos globais. Todo esse aporte já anunciado pela Prefeitura, desde o início do ano, mostra que as expectativas estão sendo cumpridas”, analisou o prefeito, Paulo Sérgio.
Nos próximos meses, Uberlândia contará com o funcionamento e/ou ampliação da atuação de nove multinacionais responsáveis pela geração de inúmeras vagas de emprego e por alavancar a economia local. Confira, a seguir, quais empresas internacionais anunciaram investimentos no município:
· Haifa (Israel);
· Lactalis (França)
· Obramax (França);
· RT-One (EUA);
· Bayer (Alemanha);
· Savencia/Polenghi (França);
· Carmeuse (Bélgica);
· BAT (Grã-Bretanha);
· Innovative (EUA).
Visita à China
Até a próxima sexta-feira (7), o prefeito Paulo Sérgio representa o município em visita à China como integrante da comitiva do Governo de Minas e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para participar, entre outras agendas, do “Xangai 2025 – Conexões Internacionais para Negócios”. O chefe do Executivo municipal buscará ampliar as conexões internacionais com investidores e empresários chineses a fim de fomentar o desenvolvimento de Uberlândia.
Hoje (3), por exemplo, o prefeito Paulo Sérgio participou do programa IEL Experience realizado pelo Instituto Euvaldo lodi de Minas Gerais (IEL) Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Boston Innovation Gateway (BIG). Na ocasião, foram debatidos temas que impactam a indústria brasileira e o mundo dos negócios.
No país asiático, o prefeito ainda cumprirá os seguintes compromissos, até o momento:
· Terça-feira (4): Brazil China Business Fórum;
· Quarta (5): visitas técnicas;
· Quinta (6) e sexta (7): visita à Feira China Int’l Import Expo 2025 (CIIE) e visita a Zhoukou, cidade-amiga de Uberlândia.
Prospecção de investimentos
Desde o início de 2025, sob nova gestão, o Município tem buscado novos acordos, capacitações, projetos e investimentos em outros países e continentes para serem aplicados em Uberlândia. Em fevereiro, o chefe do Executivo municipal esteve na Inglaterra em busca de prospectar soluções inovadoras de sucesso a serem aplicadas no trânsito da cidade.
Em maio, a Prefeitura de Uberlândia foi representada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves, na cidade de Zhoukou, situada na província de Henan, no centro-leste da China, ocasião da assinatura do memorando de “Cidade Amiga”. No mesmo mês, o chefe do Executivo municipal visitou os Estados Unidos e, na capital Washington, apresentou projeto para financiamento de obras públicas junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visando a realização de obras públicas em Uberlândia.
Já em sua última agenda internacional, em junho, o prefeito Paulo Sérgio esteve no Japão, onde participou da Expo Osaka 2025, da ‘Brazil Japan Business Forum’ e de visitas técnicas a empresários do país asiático. Também nesta oportunidade, aproveitou para, junto ao Governo de Minas, garantir a participação ativa da Cemig na consolidação da vinda da americana RT-One para a Uberlândia, resultando no que viria a ser anunciado como a escolha da segunda maior cidade de Minas para receber o primeiro Data Center de IA do Sudeste do Brasil.