Com várias estratégias para garantir que o público-alvo da Campanha de Multivacinação fique protegido, a Prefeitura de Uberlândia já aplicou 24.629 doses em crianças menores de cinco anos, sendo 1.512 da vacina contra o Sarampo, desde o início da mobilização. Para garantir que a população coloque o cartão de vacina em dia e fique protegida, o Município prorrogou a campanha até o dia 30 de novembro e segue com as iniciativas para proporcionar o acesso às doses.
Além das 75 salas de vacina, a Secretaria Municipal de Saúde manterá um dos veículos do vacimóvel na Praça Tubal Vilela, das 8h às 17h, e contará com outro carro equipado, até o dia 14 de novembro, percorrendo vários bairros de Uberlândia. O veículo foi fornecido temporariamente pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro (CISTM).
A vacinação por meio do vacimóvel ocorrerá com base no mapa de calor, priorizando as regiões com maior número de faltosos e as áreas de maior vulnerabilidade social, de modo a facilitar o acesso da população às ações de imunização e promover a equidade na oferta dos serviços de saúde. O carro equipado com todas as vacinas do calendário ficará nos seguintes dias, locais e horários, nesta semana:
· 04/11 – Assentamento Renascer, das 8h às 12h, e estacionamento do supermercado Assaí, das 13h30 às 16h30;
· 05/11 – Assentamento Manahin, das 8h às 16h30;
· 06/11 – Assentamento Fidel Castro, das 8h às 12h, e Escola da Fundação Maçônica (bairro Santa Mônica), das 13h30 às 16h30;
· 07/11 – Chácara Douradinho, das 8h às 16h30;
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção de doenças e proteção da sociedade, por isso a recomendação do Ministério da Saúde é de que a cobertura vacinal esteja em 95%. Atualmente, o município registra uma baixa cobertura vacinal, principalmente daquelas que protegem o público infantil, como a DpT (proteção contra difteria, tétano e coqueluche), Tríplice Viral (proteção contra sarampo, caxumba e rubéola), Poliomielite e Varicela (proteção contra catapora), entre outras, com uma média de 80%.