Os paratletas Isabella Sousa Marques, Natália Gonçalves Costa e Nycollas Volcean de Medeiros Cunha das Graças, além do treinador Weverton Santos, que integram a equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube –, foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para compor a seleção brasileira de halterofilismo nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025. O evento acontece em Santiago e em outras regiões no Chile, com as competições de halterofilismo sendo disputadas entre a próxima sexta-feira (7) e o domingo (9).
A delegação brasileira é composta por 120 paratletas que vão participar também nas modalidades de: atletismo, basquete em cadeira de rodas 5×5 e 3×3, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball masculino e feminino e judô.
“Além dos paratletas de Uberlândia, o CPB chamou halterofilistas de outras dez regiões do Brasil. Nossos atletas são forte e têm boa experiência. A equipe, no geral, tem todas as condições de se apresentar bem e conquistar medalhas”, disse o treinador Weverton Santos.
“Uberlândia é uma referência no paradesporto, tanto no aspecto técnico com na estrutura dos equipamentos que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, oferece para treinamentos e competições. Neste fim de semana tivemos os Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JimiP), que foi um verdadeiro sucesso, que nós conquistamos o bicampeonato. O nosso halterofilismo é muito forte, por isso acredito que os nossos paratletas e toda a equipe brasileira têm tudo para conquistar muitas medalhas”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.