O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) teve aprovado o projeto apresentado na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética Cemig D nº 001/2025, destinada à seleção de iniciativas voltadas à conservação e ao uso racional da energia elétrica no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE). A proposta foi contemplada com um investimento de, aproximadamente, R$ 2,98 milhões, valor próximo ao limite máximo previsto no edital para instituições da natureza da autarquia, para a aquisição de quatro motores que serão instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim.
Elaborado em parceria com a Deode Inovação e Eficiência em Energia Ltda, uma ESCO (Energy Services Company), empresa de engenharia especializada em serviços de conservação de energia selecionada por meio de chamamento público, o projeto integra o plano de modernização sustentável do Dmae, com foco na redução do consumo de energia, otimização de custos operacionais e aumento da confiabilidade do sistema de abastecimento de água. Entre as medidas técnicas previstas, destaca-se a padronização para quatro motores elétricos de classe “Super Premium”, com eficiência de até 96%, o que proporciona melhor desempenho em todos os períodos de operação e reduz o impacto de tarifas mais elevadas no horário de ponta.
“Com essa modernização, o mesmo volume bombeado passará a exigir menos energia elétrica, gerando uma economia estimada de 100 kW em demanda por ano, o que representa uma economia projetada de, aproximadamente, R$ 110 mil anual”, afirmou o engenheiro eletricista do Dmae Moises Lourenço.
Além da questão financeira, o projeto também contribui para mitigar picos de demanda e diminuir o impacto ambiental do processo de bombeamento, consolidando o compromisso do Dmae com a sustentabilidade e a eficiência, reforçando, assim, o compromisso do prefeito Paulo Sérgio com o meio ambiente.
“Essa aprovação representa mais um passo na consolidação das políticas de sustentabilidade do Dmae. Projetos como esse reafirmam o nosso compromisso com a eficiência energética, a modernização dos processos e a preservação dos recursos naturais, pilares fundamentais para garantir um serviço de qualidade à população”, destacou o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Sávio Lacerda.
Com foco em eficiência, economia e segurança no abastecimento, o Dmae segue investindo em soluções inovadoras e sustentáveis, fortalecendo o papel de Uberlândia como referência em gestão hídrica e responsabilidade ambiental.