A diversão e o entretenimento estão garantidos para quem gosta de eventos culturais. Prova disso são as opções da agenda cultural promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Entre elas tem o Samba da Igualdade, uma homenagem ao Dia Nacional do Samba, que acontecerá no dia 29 deste mês, a partir das 16h, na praça Clarimundo Carneiro. A programação terá shows com Luz Maria e Sudário, seleção para o Reinado Momesco de 2026 e participação de escolas de samba.
Encontro do Clube de Escritores de Uberlândia

A agenda tem, ainda, o Encontro do Clube de Escritores de Uberlândia, no Centro Municipal de Cultura, no dia 2 de dezembro, às 9h. Quem escreve ou deseja desenvolver a técnica encontrará no evento um espaço para compartilhar ideias, trocar experiências, discutir técnicas, explorar caminhos criativos e ler trechos de textos próprios.
Feira de Cultura – Natal de Luz

A Feira de Cultura – Natal de Luz traz a magia dessa época do ano nos dias 6 e 7 de dezembro, sempre a partir das 11h, no Centro Municipal de Cultura. Os visitantes poderão adquirir, a preços populares, artesanatos, manualidades, artes plásticas, cerâmicas, obras literárias, plantas ornamentais, antiguidades e produtos aromáticos e de saboaria artesanal. Eles também encontrarão opções gastronômicas, atrações culturais em um ambiente acolhedor.
Encontro de Folia de Reis

A tradição estará presente no Encontro de Folia de Reis que será promovido no dia 7 de dezembro, no Centro Municipal de Cultura, a partir das 13h. Será um momento no qual os grupos de fieis prestarão louvores com cantos típicos e populares. Já estão confirmadas as presenças dos grupos Semente Pena Branca, Unidos em Belém, Os Três Reis Magos, Sagrado Coração de Jesus, Menino Jesus de Praga, Folia Santa Clara e Folia Juventude em Missão.
Exposições
Corpo-senzala: (In) Visibilidades da imagem negra

“Corpo-senzala: (In) Visibilidades da imagem negra”, a exposição de Wádson Rocha, poderá ser apreciada no Centro Municipal de Cultura, até 19 de dezembro, nos dias úteis, das 12h às 17h. Os trabalhos do artista retratam recortes de um corpo negro em movimento na Dança de São Gonçalo, em Guaicuí (MG), uma manifestação popular, reconhecida como patrimônio imaterial. É um convite à reflexão sobre as formas como os corpos negros atravessam as encruzilhadas de uma dança de origem portuguesa, marcada por ritos e costumes católicos e europeus e suas ressignificações a partir das matrizes culturais afro-brasileiras.
Além do binário: Cores da mente

A desconstrução das fronteiras rígidas impostas pelas normas binárias de gênero, sexualidade e identidade dominam a exposição “Além do binário”, de Alessandra Cunha. A mostra reúne oito pinturas em grandes formatos que propõem reflexões sobre as múltiplas possibilidades do ser, celebrando a pluralidade e questionando convenções que limitam as experiências humanas. A mostra poderá ser visitada na Oficina Cultural até o dia 5 de dezembro, na Oficina Cultural, durante os dias úteis, das 10h às 18h.