O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Buriti, está finalizando um novo ciclo de ações de recuperação ambiental na zona rural de Uberlândia. Desde o dia 25 de outubro, a equipe realiza o plantio de 15 mil mudas nativas do Cerrado em Áreas de Preservação Permanente (APPs). Os trabalhos, distribuídos em seis propriedades rurais, serão concluídos nesta sexta-feira (28).
A iniciativa tem como objetivo ampliar a proteção das nascentes e fortalecer a vegetação nas bacias dos rios Uberabinha, Araguari e Ribeirão Bom Jardim, promovendo melhoria na infiltração de água, redução de processos erosivos e aumento da biodiversidade local.
Ao longo da ação, foram contempladas as fazendas Tenda, na região do Pau Furado, que recebeu 1,5 mil mudas, Bom Jardim, 3 mil, São Pedro, na Capela da Saudade, 2,5 mil, Monjolinho e Paciência, na região da Cruz Vermelha, 1 mil mudas e as Fazendas Bonanza e Rancho Queimado, na Harmonia, que receberam outras 4 mil mudas.
A última propriedade que está sendo beneficiada é a Fazenda Experimental Capim Branco, de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que vem recebendo, desde quarta-feira (26), mais 3 mil mudas.

Para o supervisor de Projetos de Recuperação de Nascentes do Dmae, Luiz Cláudio Pereira da Silva, o programa reforça o papel essencial do produtor rural na proteção dos recursos naturais.
“Cada nova muda plantada representa um avanço na recuperação das nascentes e na recomposição da vegetação nativa. É um trabalho que gera benefícios diretos para o meio ambiente e para toda a população, garantindo mais segurança hídrica e contribuindo para uma Uberlândia mais sustentável. O produtor participa, o Dmae apoia e o resultado é um Cerrado mais forte, preservado e em contínua regeneração”, destacou.
Programa Buriti
Desde 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de mais de 572 mil mudas nativas, realizou o cercamento de cerca de 707 mil metros lineares e promoveu mais de 17,2 mil horas-máquina de trabalho em ações como construção de barraginhas, terraceamento, curvas de nível e readequação de estradas vicinais. As iniciativas possibilitaram a preservação de, aproximadamente, 8 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs). O produtor rural não tem custos para aderir ao programa.
Para mais informações ou cadastro, o produtor pode entrar em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone (34) 3233-2564.