A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Poder Judiciário, promoveu, nesta terça-feira (2), o encerramento do programa “Justiça na Escola”. O prefeito Paulo Sérgio esteve presente na cerimônia. A iniciativa leva para as instituições de ensino, aos estudantes, pais e professores, conhecimentos sobre valores, ética e justiça, além da cultura de paz, o diálogo e a conscientização de crianças e adolescentes sobre direitos, deveres e cidadania através do conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Em 2025, participaram das atividades 5.300 estudantes nas 16 escolas municipais e estaduais contempladas com o projeto.
Durante o evento, que foi realizado no auditório do Dmae e reuniu estudantes, professores, equipes pedagógicas e representantes de órgãos públicos envolvidos na ação ao longo do ano, foram apresentados os principais resultados alcançados pelo programa em 2025, incluindo atividades aplicadas nas escolas, formações oferecidas aos profissionais da educação e os relatos positivos de participantes.
“Estamos contribuindo para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para a vida em sociedade. O projeto permitiu que nossas crianças e adolescentes entendessem melhor o papel da Justiça, ampliando sua visão sobre cidadania e convivência democrática. Agradeço a todos os parceiros institucionais, equipes pedagógicas, gestores e, principalmente, aos estudantes que participaram ativamente. Seguimos firmes na missão de fortalecer a educação como caminho para uma sociedade mais justa, acolhedora e consciente”, afirmou a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo.

Aproximação
O Programa Justiça na Escola surgiu em 2016, como resposta à necessidade de se estabelecer maior aproximação do Judiciário com as escolas públicas e privadas de Uberlândia. Promovendo reflexões sobre convivência, responsabilidade e respeito mútuo, a iniciativa conta com rodas de conversa, palestras, oficinas temáticas e projetos desenvolvidos diretamente com estudantes das redes municipal e estadual. Coordenado pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, José Roberto Poiani, com a colaboração de parceiros.
Eixos temáticos abordados pelo Justiça na Escola em 2025:
- Estatuto da Criança e do Adolescente (Vara da Infância e Juventude)
- Atos Infracionais (Defensoria Pública)
- Disciplina na Escola (Ministério Público)
- Violência Doméstica (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social)
- Prevenção às Drogas (Secretaria Municipal de Segurança Integrada)
- Convivência Familiar (Organização da Sociedade Civil – Pontes de Amor)
- Papel do Conselho Tutelar (Conselho Tutelar)
- Direito e Cidadania (OAB)
- Bullying e Cyberbullying (PMMG)
- Autoconhecimento e Propósito de Vida (Secretaria Municipal da Juventude)
- Educação Fiscal (Receita Federal)
- O papel da Polícia Civil na sociedade (Polícia Civil)
- Prevenção à gravidez precoce (Secretaria Municipal de Saúde)
Confira as escolas da Rede Municipal de Ensino que receberam o programa Justiça na Escola este ano:
- E.M. Hilda Leão Carneiro
- E.M. Moreno
- E.M. Professor Eurico Silva
- E.M. Professora Josiany França
- E.M. Professor Nelson Bonilha
- E.M. Professora Carlota de Andrade Marquez
- E.M. do Bairro Shopping Park