A paratleta Tayana Medeiros, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube –, recebeu o Prêmio Brasil Paralímpico, maior premiação do paradesporto nacional, concedida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011. A cerimônia, realizada em São Paulo (SP) na terça-feira (9), homenageou atletas de 25 modalidades. A eleição dos vencedores foi feita por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações responsáveis por cada uma das modalidades representadas na premiação.
Em sua última participação em competição internacional, no Mundial de Halterofilismo no Cairo (Egito), Tayana Medeiros conquistou a medalha de prata no individual, com quebra de recorde das Américas na categoria até 86 kg e a medalha de ouro no feminino por equipe ao lado de Lara Lima e Mariana D Andrea.
Nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024, Tayana Medeiros bateu o recorde mundial paralímpico e conquistou a medalha de ouro após levantar 156 kg na disputa pela categoria ‘Até 86 kg’.
“Foi um ano mágico. Conquistei minha primeira medalha mundial individual e ainda fui campeã por equipe feminina. Agora, é melhorar o que errei para ser ainda melhor em 2026. É um marco na minha história como atleta e também como mulher no esporte, no levantamento de peso”, disse Tayana Medeiros.
“Este prêmio é merecido, pois valoriza o trabalho da paratleta e de toda a nossa equipe. Além disso, serve como incentivo aos demais atletas, de todas as modalidades. Uberlândia é uma referência nacional e internacional no paradesporto, graças ao trabalho que é desenvolvido, diariamente, pelos atletas, treinadores e, sobretudo, pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, e seus parceiros”, destacou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.