O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebe, desde esta quarta (10) até o dia 22 de janeiro, a exposição “Entremeios do Cerrado”, uma mostra coletiva que une bordados autorais e peças cerâmicas em uma homenagem sensível e poética ao segundo maior bioma do país. A exposição está sendo realizada no Espaço Cultural do Dmae, localizado na avenida Rondon Pacheco, 6.400, no bairro Tibery, aberta ao público e com entrada gratuita.
A iniciativa é uma realização do projeto Encontros Criativos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que, há três anos, promove encontros abertos à comunidade para a prática do bordado. O projeto incentiva o fazer manual, valoriza técnicas tradicionais e contemporâneas e estimula reflexões sobre criação autoral, artesanato e arte têxtil. Para esta mostra, o grupo se dedicou a pesquisas e produções inéditas que retratam espécies da fauna e flora do Cerrado, traduzidas em linhas, texturas e cores.

A exposição também apresenta obras produzidas especialmente pelas artistas do Coletivo Terra Queimada, que exploram na cerâmica outra forma de materializar a relação simbólica com o Cerrado. O diálogo entre bordado e cerâmica cria uma experiência estética que transita entre delicadeza, ancestralidade e resistência, aspectos essenciais do bioma homenageado.
Ao longo dos últimos anos, o projeto Encontros Criativos consolidou-se como um espaço de formação, diálogo e expressão artística, com exposições como Entre linhas e vôos (Centro Municipal de Cultura, 2023), Homenagem a Pena Branca e Xavantinho (Centro Municipal de Cultura, 2024) e Bordança (Oficina Cultural de Uberlândia, 2025).
“Entremeios do Cerrado” reforça essa trajetória, celebrando saberes, coletividade e a riqueza cultural e ambiental do Cerrado, bioma que também integra a identidade de Uberlândia e inspira ações de preservação promovidas pelo município.