A Prefeitura de Uberlândia segue comprometida em promover ensino e formação educacional de qualidade à população. Nesta semana, o Município teve projeto apresentado dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aprovado pelo Governo Federal. Com isso, a partir da aprovação de recursos para financiamento, a Prefeitura de Uberlândia poderá realizar 17 novos investimentos em construções e ampliações de creches e escolas no município. Agora, a Prefeitura irá analisar e avaliar todas as condições de viabilidade da operação.
Os projetos elaborados pela Prefeitura incluem a construção de sete creches e uma escola, além da ampliação de cinco creches e quatro escolas já existentes, com a construção de salas, banheiros e quadras cobertas. A fim de viabilizar as propostas apresentadas pela Prefeitura de Uberlândia, poderão ser disponibilizados quase R$ 92 milhões via financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e instituições financeiras credenciadas pelo Governo Federal.
As propostas preveem serem beneficiados os bairros: Aclimação, Alto Umuarama, Chácaras Panorama, Jardim Canaã, Jardim Ipanema, Lagoinha, Luizote de Freitas, Mansour 3, Morada da Colina, Morada Nova, Morumbi, Novo Mundo, Roosevelt, Taiaman e mais duas escolas localizadas na zona rural de Uberlândia.
Para aprovação de projetos pelo PAC, o Governo Federal analisa critérios técnicos e orçamentários, priorizando necessidade, impacto social e regional, capacidade de execução do ente federado, conformidade com portarias e manuais, e sustentabilidade/acessibilidade do projeto, com foco em eixos como Saúde, Educação e Cidades. Também há a verificação de documentação e regularidade fiscal para garantir que os recursos sejam bem aplicados e que os projetos atendam às demandas prioritárias da população, como saneamento, infraestrutura e equipamentos públicos.
A exemplo da educação, áreas como saúde e saneamento básico do município também tiveram, esta semana, projetos aprovados pelo Novo PAC e poderão ser qualificadas a partir da disponibilização de crédito pela União. Ambas passarão por análise de viabilidade da operação.