A agenda cultural, promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está com cinco exposições abertas. As atrações podem ser conferidas gratuitamente em diversos pontos da cidade.
Na Casa da Cultura, a exposição Presépio Napolitano, de Rossani Rossi, celebra a tradição dos presépios do século XVIII, originários de Nápoles, na Itália. Com figuras modeladas à mão e vestimentas produzidas artesanalmente, o presépio napolitano se destaca por unir religiosidade, cultura popular e sofisticação estética. A exposição convida o público a mergulhar nesse universo simbólico, onde o sagrado e o cotidiano se encontram em cenas ricas de expressão. A mostra pode ser visitada na Casa da Cultura, até o dia 9 de janeiro, nos dias úteis, das 12h às 17h30.
Anunciação

A Casa da Cultura também recebe a mostra Anunciação, de Hélvio Lima, que pode ser apreciada até 9 de janeiro, nos dias úteis, das 12h às 17h30. A exposição conduz o público por uma viagem pictórica através da narrativa do nascimento de Jesus, da anunciação ao cortejo dos magos do Oriente e das folias de reis. A instalação reúne uma série de pinturas que dialogam entre si, inserindo personagens bíblicos e populares em cenários históricos de Uberlândia.
A Forma e o Afeto

A exposição “A forma e o afeto”, de Adélia Lima, fica na Casa da Cultura até o dia 9 de janeiro, podendo ser visitada nos dias úteis, das 12h às 17h30. Por meio de esculturas, a mostra revela a delicadeza e a força simbólica das relações humanas. Modeladas em barro, as obras exploram os gestos simples e essenciais do afeto, transformando matéria bruta em forma sensível, poética e acolhedora. Cada escultura convida à contemplação das sutilezas do encontro humano, como o toque, o cuidado e o amor silencioso que sustenta os vínculos do cotidiano.
Entremeios do Cerrado

As produções das bordadeiras do projeto Encontros Criativos e Ceramistas do Coletivo Terra Queimada podem ser apreciadas na exposição “Entremeios do Cerrado: Mostra coletiva de bordado e cerâmica”, que fica no Espaço Cultural do Dmae até o dia 22 de janeiro, com visitação aberta nos dais úteis, das 8h às 17h.
Constelações Estelares

Pinturas onde formas enigmáticas e criaturas surgem como verdadeiras constelações compõem a exposição Constelações Estelares, de Darli de Oliveira. A mostra conduz o público por uma jornada visual que une a mística da mitologia às memórias arqueológicas, tudo produzido com o uso de técnicas inovadoras de tingimentos ferruginosos. Cada obra é um mergulho no passado onde mito e história se entrelaçam em poesia visual. O material pode ser apreciado na Casa da Cultura, até 30 de janeiro, nos dias úteis, das 12h às 17h30.